Secções
Entrar

Guterres afirma que existe "conflito sério entre pessoas e natureza"

21 de setembro de 2019 às 16:35

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas lembrou que há uma grande diferença no diálogo sobre alterações climáticas e que esta deve-se à juventude.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse hoje, na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude que, pela primeira vez na história, existe um "conflito sério entre pessoas e natureza".

António Guterres afirmou também que o mundo precisa de um novo modelo de desenvolvimento, ligado às alterações climáticas, que garanta justiça e igualdade entre as pessoas, mas também uma relação boa entre a população e o planeta.

O secretário-geral declarou-se e foi apresentado como "ouvinte principal" em vez de orador na abertura da Cimeira da Ação Climática para a Juventude, que se iniciou hoje na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, e fez estas observações depois de quatro jovens ativistas, entre os quais Greta Thunberg, terem falado.

António Guterres mencionou que os conflitos políticos e geográficos acontecem há milhares de anos, mas a novidade é que as populações estão em conflito com o planeta e as consequências estão a atingir os mais vulneráveis.

O conflito com a natureza "pode ser absolutamente destrutivo para o futuro das nossas comunidades e das nossas sociedades", alertou o secretário-geral da ONU.

Para António Guterres, não faz sentido que existam, em várias partes do mundo, subsídios para a utilização de combustíveis fósseis, porque os subsídios são financiados com o dinheiro dos contribuintes.

"Não faz sentido que o nosso dinheiro seja usado para provocar furacões ou para branquear os corais ou para destruir comunidades", exclamou o político português.

O fim dos subsídios pode significar um alívio nas contas dos contribuintes, permitindo um maior movimento na economia verde e a criação de empregos decentes.

António Guterres afirmou que é possível criar uma estratégia de duplo ganho ('win-win') ao combinar ação climática com uma globalização justa, com a Agenda 2030 e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, lembrou que há uma grande diferença no diálogo sobre alterações climáticas, desde há dois anos e que a principal fonte de uma mudança no impulso foi a juventude.

"Esta alteração no impulso foi em grande parte devido à vossa iniciativa e coragem com que começaram o movimento e transformaram, de um pequeno movimento em frente a um parlamento [...] em milhões de todo o mundo a dizerem claramente que não querem só que os políticos mudem de comportamento, mas que também sejam responsabilizados", disse António Guterres a todos os jovens.

O secretário-geral relembrou que há dois anos, quando começou os trabalhos para a Cimeira da Ação Climática, sentia-se muito negativo e pessimista sobre o estado do ambiente e o combate às alterações climáticas, porque "havia uma sensação de apatia e era muito difícil por todos a dialogar" a nível político.

A impressão negativa mudou "de repente" com o impulso pelos movimentos dos jovens. Apesar de o mundo estar em situação "dramática" e crítica em termo de ambiente, natureza e recursos naturais, o secretário-geral destaca o entusiasmo vindo por parte dos jovens.

Desta forma, o português incentivou os jovens que continuem com o movimento pelo combate às alterações climáticas e as mobilizações em todo o mundo.

"Cada vez mais, responsabilizem mais a minha geração. A minha geração tem fracassado até agora em preservar a justiça no mundo e em preservar o planeta", declarou o português de 70 anos.

O ouvinte principal do painel de abertura da Cimeira da Ação Climática disse que o problema dos líderes políticos é que eles falam demasiado, mas ouvem muito pouco.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela