Secções
Entrar

Fornecimento de gás russo para a Polónia foi interrompido

Sofia Oliveira com Leonor Riso 27 de abril de 2022 às 08:37

A Polónia alertou que a Rússia teria ameaçado cortar o gás a partir do dia 27 de abril, depois de Varsóvia se ter recusado a pagar em rublos.

A empresa de energia russa Gazprom anunciou que interrompeu o fornecimento de gás para a Polónia. A Rússia já teria ameaçado cortar o fornecimento de gás através do gasoduto de Yamal a partir desta quarta-feira, depois de Varsóvia se ter recusado a começar a pagar pelo fornecimento em rublos russos e também devido ao apoio à Ucrânia.
 
A Polónia tinha também afirmado antes que não pretendia estender o contrato de fornecimento de gás com a Gazprom, depois de expirar no final deste ano.
 
"Cortar o fornecimento de gás é uma quebra de contrato e a PGNiG reserva o direito de procurar a compensação e vai usar todos os meios contratuais e legais disponíveis para fazê-lo", disse a empresa petrolífera da Polónia, que confirmou a interrupção de fornecimento de gás russo.
 
A Polónia e a Bulgária são os dois primeiros países a ficar sem fornecimento do gás russo, desde que a Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. "A Gazprom suspendeu completamente o fornecimento de gás para a Bulgária e Polónia  devido à ausência de pagamentos em rublos", assinalou a empresa num comunicado.

REUTERS/Dado Ruvic
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela