Secções
Entrar

Advogado de Navalny libertado após breve detenção

Leonor Riso 27 de fevereiro de 2024 às 18:48

Vasily Dubkov considerou que a detenção foi uma obstrução ao seu trabalho como advogado.

O advogado que representou Alexei Navalny, opositor de Vladimir Putin que morreu este mês numa colónia penal no Círculo Polar Ártico, e que acompanhou Lyudmila Navalnaya, mãe de Navalny, nos seus apelos para que o corpo do filho fosse libertado foi detido em Moscovo, Rússia. A detenção foi breve: Vasily Dubkov foi libertado pouco depois e ao site de notícias Verstka, considerou que o sucedido foi uma obstrução à sua atividade como advogado.

O advogado não deu mais comentários sobre a detenção.

Foi com a ajuda de Vasily Dubkov que Lyudmila Navalnaya conseguiu que o corpo do filho fosse libertado no dia 24 de fevereiro, oito dias depois da morte súbita de Alexei Navalny.

A mãe de Navalny acusou as autoridades de "chantagem" por manterem o corpo até que ela concordasse em enterrá-lo sem um funeral público. Mas Lyudmila Navalnaya não aceitou.

O porta-voz de Vladimir Putin negou as alegações, dizendo que o Kremlin não está envolvido nas cerimónias fúnebres de Navalny.

Até agora, a equipa de Alexei Navalny não conseguiu encontrar nenhuma funerária que aceitasse acolher a cerimónia, e foi informada de que as agências tinham sido proibidas de trabalhar nesse funeral.

Alexei Navalny, de 47 anos, estava a cumprir uma pena de mais de 30 anos por acusações de fraude e extremismo, que alega terem sido fabricadas para o silenciar. O Kremlin negou todas as acusações de envolvimento na sua morte.

Três dos advogados de Navalny foram detidos em outubro de 2023 por suspeitas de pertencer a um "grupo extremista", e dois outros foram colocados numa lista de procurados pelas autoridades.

REUTERS/Maxim Shemetov

 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela