Secções
Entrar

Finlândia. Tempestade deixa 80 mil casas sem eletricidade e dirige-se para a capital

17 de setembro de 2020 às 14:03

A tempestade, chamada de "Aila", interrompeu o tráfego de ferries no norte do Mar Báltico e levou as autoridades a emitir um aviso aos cidadãos para permanecerem em casa.

Uma forte tempestade atingiu a Finlândia e deixou mais de 80.000 residências sem eletricidade, interrompendo o tráfego de ‘ferries’ no norte do Mar Báltico e levando as autoridades a emitir um aviso aos cidadãos para permanecerem em casa.

A tempestade, chamada de "Aila", atingiu pela primeira vez a costa oeste da Finlândia na noite de quarta-feira e percorre hoje as partes central e sudoeste do país, de 5,5 milhões de habitantes, causando a queda de árvores e outros danos materiais devido às fortes chuvas e ventos de até 125 quilómetros por hora.

A tempestade deve deslocar-se mais para o sul ainda hoje, atingindo à tarde a capital finlandesa, Helsínquia, e seguir pelo Mar Báltico para a vizinha Estónia, onde ventos fortes de até 115 quilómetros por hora já foram registados nas áreas costeiras.

As autoridades da Estónia disseram que mais de 3.500 residências tiveram a energia cortada até ao 12:00 (horário local, 10:00 em Lisboa). O serviço meteorológico do país báltico também emitiu um alerta de ventos extremamente fortes para hoje.

As companhias marítimas que operam entre a Finlândia e a Suécia no Golfo de Bótnia, o braço mais ao norte do Mar Báltico, e Finlândia e Estónia cancelaram hoje a maioria das saídas das embarcações.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela