Secções
Entrar

Ex-diretor do FBI declara-se inocente no processo em que é acusado de mentir ao Congresso

Luana Augusto 08 de outubro de 2025 às 17:50

Em causa está um processo criminal movido pelo Departamento de Justiça, que está a ser visto como uma campanha de perseguição dos adversários de Donald Trump.

O ex-diretor do FBI, James Comey, declarou-se esta quarta-feira inocente dos crimes de prestação de falsas declarações e obstrução de uma investigação do Congresso - cujo motivo remonta a setembro de 2020, há cinco anos. A declaração de inocência foi apresentada no tribunal federal de Alexandria, em Virgínia, pelo seu advogado. Em causa está um processo criminal movido pelo Departamento de Justiça, que está a ser visto como uma campanha de perseguição dos adversários do presidente dos EUA, Donald Trump.
Ex-diretor do FBI, James Comey, declara inocência num processo movido pelo Departamento de Justiça AP Photo/Andrew Harnik
Esta quarta-feira foi também solicitado um julgamento por júri - tendo este sido agendado pelo juiz para 5 de janeiro. Inicialmente, tanto os procuradores como a equipa de defesa de Comey criticaram as datas propostas para o agendamento do julgamento e pediram mais tempo, ao alegar, entre outras preocupações, a necessidade de examinar materiais confidenciais relacionados com o caso. No final, a data mereceu o aval de todos os envolvidos no processo. James Comey, que investigou as ligações entre a campanha de Trump de 2016 e a Rússia, foi despedido meses depois da primeira tomada de posse do republicano, que aconteceu em 2017. Na altura, Donald Trump apelidou-o de "corrupto". "Ele tem sido tão mau para o nosso país, durante tanto tempo, e agora está a começar a ser responsabilizado pelos seus crimes contra a nossa nação", escreveu o presidente na rede Truth Social. Desde então que Comey é visto como um rival de Donald Trump e enfrenta acusações por parte do Departamento de Justiça. Se for condenado, poderá ter de enfrentar até cinco anos de prisão. “A minha família e eu sabemos há anos que há um preço a pagar pela oposição a Donald Trump”, chegou a escrevero ex-diretor do FBI nas suas redes sociais.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela