Secções
Entrar

Ex-director do FBI ouvido a 8 de Junho

01 de junho de 2017 às 20:27

A audição será pública e vai decorrer no Comité dos Serviços de Inteligência do Senado. Em causa está a ingerência russa nas eleições norte-americanas

O ex-director da polícia federal norte-americana James Comey, demitido em maio último pelo Presidente Donald Trump, vai testemunhar a 8 de Junho no Senado sobre a alegada ingerência russa nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016.

A audição, muito aguardada, será pública e vai decorrer no Comité dos Serviços de Inteligência do Senado (câmara alta do Congresso norte-americano) às 10h locais (15h em Lisboa), anunciou hoje o comité num comunicado.

Esta iniciativa será seguida de uma outra audição, à porta fechada, diante dos 15 membros republicanos e democratas que compõem o comité, que estão abrangidos pelo dever de sigilo.

Durante a audição, é aguardado que James Comey seja questionado sobre um presumível conluio entre os membros da equipa da campanha presidencial de Donald Trump e as autoridades russas.

Comey foi demitido de forma repentina, a 09 de maio, numa altura em que estava a supervisionar uma investigação sobre os alegados contactos mantidos entre a campanha de Trump e a Rússia durante a corrida às presidenciais nos Estados Unidos.

O antigo director, que não prestou declarações públicas desde a sua demissão, será igualmente questionado pelos legisladores norte-americanos se Trump exerceu algum tipo de pressão sobre o FBI e a investigação sobre a Rússia.

Vários 'media' norte-americanos revelaram que o Presidente teria pedido a Comey para terminar as investigações relacionadas com o seu ex-conselheiro de segurança nacional Michael Flynn, acusado de mentir sobre contactos com responsáveis russos e uma das figuras centrais do dossier russo.

Segundo notas pessoais escritas pelo ex-director do FBI, o pedido teria sido feito durante uma reunião na Casa Branca, em Fevereiro.

Trump nega qualquer interferência, bem como rejeita a ideia de um conluio com Moscovo.

Ainda não foi nomeado um substituto de Comey para liderar a polícia federal norte-americana.

Foi nomeado entretanto o ex-director do FBI Robert Mueller como procurador especial para supervisionar a investigação sobre a alegada interferência russa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela