Secções
Entrar

EUA terão rejeitado proposta de cessar-fogo da Rússia em 2023

Leonor Riso 13 de fevereiro de 2024 às 17:49

Informação é avançada pela agência noticiosa Reuters, que indica que a proposta exigia o domínio russo sobre os territórios conquistados, algo que a Ucrânia sempre recusou.

Os EUA terão recusado em 2023 uma proposta da Rússia para cessar-fogo na Ucrânia após conversações entre intermediários, avança a agência noticiosa Reuters, que cita três fontes russas.

Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS

De acordo com a Reuters, Vladimir Putin terá sugerido congelar a guerra. Uma fonte dos EUA negou contactos oficiais sobre o assunto e frisou que Washington não entraria em conversações que não envolvessem a Ucrânia.

Putin terá enviado sinais para Washington através de intermediários, entre eles os parceiros árabes de Moscovo, em como estaria pronto para considerar um cessar-fogo, congelando o conflito nas linhas da altura sem ceder o território conquistado à Ucrânia.

"Os contactos com os norte-americanos deram em nada", afirmou um responsável russo à Reuters, sob anonimato. De acordo com outra fonte, os EUA responderam através de intermediários que não discutiriam cessar-fogo sem a participação da Ucrânia. Uma terceira fonte considerou que os EUA não queriam pressionar a Ucrânia.

O presidente Volodymyr Zelensky sempre sustentou que não estaria aberto ao controlo russo sobre territórios ucranianos.

Os intermediários ligados a esta proposta e envolvidos em contactos com a Rússia e os EUA encontraram-se na Turquia no fim de 2023. Uma fonte russa considerou que "os norte-americanos não acreditaram que Putin estava a ser genuíno acerca de um cessar-fogo - mas foi e está -, mas está pronto para discutir um cessar-fogo. Está igualmente pronto para lutar até quando der - e a Rússia pode lutar enquanto for preciso."

Devido a este episódio, o Kremlin não vê sentido em mais contactos com os EUA sobre a guerra, indica a Reuters.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela