Secções
Entrar

EUA: Kanye West quer dar um milhão a quem tiver um bebé se for eleito presidente

20 de julho de 2020 às 07:49

O rapper norte-americano inaugurou este domingo a sua campanha presidencial. Num comício na Carolina do Sul surgiu com um colete à prova de bala com a palavra "segurança" e confessou que pensou interromper a gravidez da mulher, Kim Kardashian, quando esta engravidou.

O ‘rapper’ norte-americano Kanye West, que anunciou recentemente a candidatura a Presidente dos Estados Unidos, realizou o primeiro comício no domingo, propondo recompensar com um milhão de dólares quem tenha um bebé, para desencorajar o aborto.

Usando um colete à prova de bala com a palavra "segurança", o 'rapper' fez um discurso desarticulado a centenas de pessoas, em North Charleston, no estado da Carolina do Sul, naquele que foi o primeiro evento da campanha.

Questionado pela audiência sobre o aborto, West começou a chorar, recordando que o pai quis interromper a gravidez da mãe, e que ele próprio pensou fazer o mesmo quando a sua mulher, Kim Kardashian, engravidou. "Quase matei a minha filha", disse, citado pela agência de notícias Efe.

O 'rapper' disse acreditar que o aborto deveria ser legal, mas propôs dar "um milhão de dólares" às mulheres que decidam ter um bebé, para as desencorajar de porem fim à gravidez.

O anúncio do 'rapper' de que concorreria às eleições presidenciais de novembro suscitou especulação sobre se estaria à procura de publicidade ou a favorecer o Presidente, Donald Trump.

O site TMZ também noticiou que a família do músico está preocupada com a possibilidade de West estar a sofrer um episódio maníaco, depois de o 'rapper' ter anunciado à mesma fonte, em 2018, que não estava a tomar a medicação para a doença bipolar.

West, que anunciou que iria concorrer como independente, já conseguiu registar-se no estado do Oklahoma.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, a sua passagem na Carolina do Sul visava recolher assinaturas para poder concorrer também naquele estado.

O músico tem de recolher 10.000 assinaturas até ao meio-dia de segunda-feira para poder participar na votação na Carolina do Sul, de acordo com a lei estatal.

Não é claro o que o futuro reserva para a campanha do 'rapper', que até há algumas semanas apoiava Trump, dado que o prazo para registar a candidatura já terminou em meia dúzia de estados e os requisitos para o fazer nos restantes são complexos.

O 'rapper' registou no entanto o seu partido na Comissão Eleitoral Federal, na semana passada, tendo nomeado a formação política que criou 'Birthday Party' (Partido do Aniversário), explicando que, caso vença as presidenciais, vai ser o "aniversário de toda a gente".

O músico afro-americano de 43 anos anunciou em 04 de julho, Dia da Independência dos EUA, a candidatura à Casa Branca.

Esta não é a primeira vez que West, a estrela mais bem paga em 2020, de acordo com a revista Forbes, especula sobre uma possível incursão na política.

Nos últimos anos, West tem sido um forte defensor da política e da figura de Trump, o qual visitou em 2018 durante uma reunião na Casa Branca para discutir a violência e o sistema prisional nos Estados Unidos.

Com um boné vermelho com o 'slogan' "Tornar a América Grande Outra Vez", o famoso 'rapper' chamou herói ao Presidente e agradeceu-lhe por o fazer sentir "como o Super-Homem".

Mais tarde, em 2019, reiterou o objetivo de se candidatar à presidência, durante entrevistas promocionais para o seu álbum religioso "Jesus é rei", embora tenha situado a candidatura em 2024.

Em entrevista à revista Forbes em 08 de julho, o ‘rapper’ disse que retirou o apoio ao Presidente Trump porque a atual governação é "um caos".

O ‘rapper’ também afirmou na entrevista que teve covid-19 em fevereiro e que já tinha recuperado da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela