Secções
Entrar

EUA e aliados acusam Coreia do Norte e Rússia de violarem sanções da ONU

Lusa 30 de maio de 2025 às 11:10

As acusações divulgadas quinta-feira constam do primeiro relatório desde que os países se uniram para fiscalizar as sanções contra a Coreia do Norte.

Os Estados Unidos e dez aliados afirmaram que a cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte viola flagrantemente as sanções da ONU e tem ajudado Moscovo a intensificar os ataques com mísseis contra cidades ucranianas.

REUTERS/Stringer

As acusações divulgadas quinta-feira constam do primeiro relatório desde que os países se uniram para fiscalizar as sanções contra a Coreia do Norte.

Isto após a Rússia ter vetado uma resolução, em março de 2024, para manter a monitorização por um painel de especialistas do Conselho de Segurança da ONU. Este grupo emitia relatórios sobre violações das sanções por Pyongyang desde 2010.

O documento de 29 páginas, produzido pela Equipa Multilateral de Monitorização de Sanções, composta por EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Reino Unido, afirmou que a Coreia do Norte e a Rússia se envolveram em "inúmeras atividades ilegais" explicitamente proibidas por resoluções da ONU.

No relatório, os autores indicam que Pyongyang transferiu armas e outro material via marítima, aérea e ferroviária, incluindo artilharia, mísseis balísticos e veículos de combate, para uso da Rússia na guerra na Ucrânia.

A Rússia transferiu sistemas de defesa aérea para a Coreia do Norte e as forças russas treinaram tropas norte-coreanas destacadas para apoiar a guerra na Ucrânia, de acordo com esta equipa.

Moscovo também forneceu produtos petrolíferos refinados à Coreia do Norte, excedendo em muito o limite anual previsto nas sanções das Nações Unidas, além de manter relações entre bancos, numa violação aos castigos impostos.

Os 11 países afirmaram que esta cooperação é ilegal e "contribuiu para a capacidade de Moscovo aumentar os ataques com mísseis contra cidades ucranianas, incluindo ataques direcionados contra infraestruturas civis críticas".

A cooperação bilateral proporcionou à Coreia do Norte recursos para financiar programas militares e de mísseis balísticos proibidos e permitiu aos mais de 11 mil soldados norte-coreanos destacados juntos de tropas russas desde outubro adquirirem experiência de combate, afirma-se no documento.

O relatório cobre o período entre 01 de janeiro de 2024 e 30 de abril de 2025 e aponta provas de que a Rússia e a Coreia do Norte pretendem aprofundar ainda mais a cooperação militar.

É ainda citado um país não identificado na equipa, que relata que navios de carga com bandeira russa transportaram até nove milhões de munições para artilharia e lançadores múltiplos de foguetes da Coreia do Norte para a Rússia em 2024.

O relatório inclui imagens de contentores, que a equipa diz serem de portos norte-coreanos e russos e de um depósito de munições na Rússia.

Ao citar um membro da equipa, que não foi identificado, o estudo afirma que Pyongyang transferiu, no ano passado, pelo menos 100 mísseis balísticos para a Rússia, que foram lançados na Ucrânia "para destruir infraestruturas civis e aterrorizar áreas povoadas como Kiev e Zaporijia".

A equipa afirmou que vai continuar a vigiar a implementação das resoluções da ONU "e a sensibilizar para as tentativas contínuas de violar e evadir as sanções". Instou, além disso, a Coreia do Norte "a envolver-se numa diplomacia construtiva".

O Conselho de Segurança impôs sanções após o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte, em 2006, reforçando-as ao longo dos anos num total de dez resoluções que procuram — até agora sem sucesso — cortar fundos e conter os programas nucleares e de mísseis balísticos.

A última resolução de sanções foi adotada em 2017. A China e a Rússia vetaram uma resolução, apresentada pelos EUA em 2022, que teria imposto novas sanções devido a uma série de lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela