Secções
Entrar

EUA “dispostos” a retomar “negociações construtivas” com Coreia do Norte

07 de março de 2019 às 21:58

Trump considerou "dececionante" que a Coreia do Norte tenha reconstruído a base de testes nucleares que tinha desmantelado no ano passado.

Os Estados Unidos declararam-se esta quinta-feira "dispostos" a retomar o diálogo com a Coreia do Norte que, segundo especialistas norte-americanos, concluiu a reconstrução de um complexo de lançamento de mísseis que tinha desmantelado em 2018.

"Estamos dispostos a envolver-nos em negociações construtivas com a Coreia do Norte", declarou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Robert Palladino, que se escusou a revelar se houve conversações entre Washington e Pyongyang desde o fracasso da recente cimeira em Hanói entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong-un.

Trump considerou hoje "dececionante" que a Coreia do Norte tenha reconstruído a base de testes nucleares que tinha desmantelado no ano passado e previu que "dentro de cerca de um ano" se saberá se os seus esforços de diálogo com Kim darão ou não frutos.

"É dececionante", disse Trump, quando um jornalista lhe perguntou se estava desiludido com o homólogo norte-coreano devido aos novos indícios de atividade nuclear na Coreia do Norte.

"Veremos. Saberemos [o que acontecerá] dentro de cerca de um ano", acrescentou o Presidente norte-americano, que falou à imprensa antes de uma reunião bilateral na Casa Branca com o primeiro-ministro checo, Andrej Babis.

Com base em novas imagens captadas na quarta-feira por satélite, dois grupos de reflexão (‘think tanks’) sediados em Washington – o portal da Internet 38north, dependente do centro de investigação Stimson, e o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) - afirmaram hoje que as instalações de lançamento de mísseis de Sohae (ou Tongchang-ri) "regressaram ao seu estatuto operacional normal".

Nessas fotos de satélite hoje divulgadas, é possível ver que na base de Sohae (noroeste da Coreia do Norte) foram reconstruídas estruturas na plataforma de lançamento e no banco de testes vertical para motores de mísseis e que à sua volta se veem gruas, veículos e diversos materiais.

Na véspera, analisando imagens captadas no início de março, ambos os ‘think tanks’ tinham apontado a existência de um começo de reconstrução, iniciado imediatamente antes ou imediatamente após a cimeira no Vietname, onde Trump e Kim não conseguiram, no final de fevereiro, concluir um acordo sobre o desarmamento nuclear norte-coreano.

Trump já tinha dito na quarta-feira que ficaria "muito, muito desiludido" com Kim se as informações relativas à reconstrução do complexo nuclear viessem a confirmar-se.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela