Secções
Entrar

EUA: Campanha de Trump compara Biden a Chávez e Fidel

04 de agosto de 2020 às 07:42

Anúncio de 34 segundos da organização Latinos por Trump é narrado em espanhol e compara o outro candidato, Joe Biden, com Hugo Chávez, Fidel Castro e outros líderes da esquerda latino-americana.

A campanha do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às eleições presidenciais de 03 de novembro comparou o outro candidato, Joe Biden, com Hugo Chávez, Fidel Castro e outros líderes da esquerda latino-americana, num anúncio em espanhol.

Promovido pela organização Latinos por Trump, o anúncio de 34 segundos arranca com uma intervenção em que Biden, candidato do Partido Democrata e vice-presidente de Barack Obama entre 2009 e 2017, promete ser um dos presidentes "mais progressistas" da história do país.

Esse termo serve de fio condutor para o aparecimento de sucessivos políticos latino-americanos de esquerda, começando por Hugo Chávez, líder da Venezuela entre 1998 até à sua morte, em 2013, que, no anúncio, profere a expressão "nossos governos progressistas".

O anúncio prossegue com uma compilação de discursos do líder de Cuba entre 1959 e 2008, Fidel Castro, do atual Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e do ex-presidente da câmara municipal de Bogotá (Colômbia), Gustavo Petro, até ao momento em que Biden surge abraçado a Bernie Sanders, senador do Partido Democrata que procurou a nomeação para se candidatar às eleições de 2016 e de 2020 e defende políticas mais "progressivas".

A mensagem da organização que apoia Donald Trump, candidato do Partido Republicano, alerta para "uma revolução socialista no próprio nariz dos Estados Unidos", com base num discurso de Fidel Castro, e equipara o termo "progressista" ao termo "socialista", numa inscrição colocada sobre uma fotografia do aperto de mão entre Biden e Maduro em janeiro de 2015, aquando da tomada de posse de Dilma Rousseff como Presidente do Brasil.

Donald Trump tem perdido terreno para o seu concorrente democrata nas mais recentes sondagens.

Os números são especialmente preocupantes para Trump em alguns dos estados pelos quais foi eleito em 2016, como Michigan ou Pensilvânia, e colocam em risco a Florida - uma sondagem publicada na quinta-feira deu 50% das intenções de voto ao candidato democrata e 46% ao republicano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela