Secções
Entrar

EUA aprovam lei que criminaliza casos de doping em outros países

17 de novembro de 2020 às 11:49

Nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping.

O Senado norte-americano aprovou na segunda-feira o Rodchenkov Act, um projeto de lei que permite à justiça dos Estados Unidos agir criminalmente contra pessoas implicadas em sistemas de doping ocorridos em outros países.

A nova legislação prevê que a justiça norte-americana possa perseguir e sentenciar a penas de prisão até 10 anos e multas até um milhão de euros pessoas envolvidas em esquemas internacionais de doping atentatórios dos interesses dos Estados Unidos, qualquer que seja a sua nacionalidade.

O Rodchenkov Act tomou o nome do antigo diretor do laboratório antidopagem de Moscovo, Grigory Rodchenkov, que esteve na base das denúncias de um esquema de doping, com conhecimento e apoio do governo russo, e que está refugiado nos Estados Unidos.

Tanto a Agência Mundial Antidopagem (AMA) como a Rússia já manifestaram "inquietude" com a aprovação da nova lei, com o Kremlin a manifestar-se "extremamente crítico de qualquer tentativa dos Estados Unidos de alargar o âmbito a sua legislação a outros países".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela