Secções
Entrar

Encontrada mais uma vítima mortal no deslizamento de terras na Noruega

03 de janeiro de 2021 às 10:36

Deslizamento de terras, o mais mortal desde 1853 e que está a chocar a Noruega, ocorreu devido à construção de habitações numa zona dominada pela argila.

As autoridades norueguesas encontraram hoje a quinta vítima mortal entre os destroços de um deslizamento de terras ocorrido na quarta-feira na aldeia de Ask, anunciou a polícia.

Este deslizamento de terras, o mais mortal desde 1853 e que está a chocar a Noruega, ocorreu devido à construção de habitações numa zona dominada pela argila, e onde já tinha havido alertas em 2005 para possíveis acidentes.

O deslizamento ocorreu na aldeia de Ask, a 25 quilómetros a nordesde e Oslo, e as equipas de salvamento têm estado a procurar pelo menos 10 pessoas que foram dadas como desaparecidas. Nas buscas recuperaram quatro corpos, tendo encontrado hoje a quinta vítima mortal.

Num curto comunicado, a polícia norueguesa confirmou ter encontrado hoje uma vítima mortal pouco antes das 06:00, hora local.

As operações de resgate estão a ser prejudicadas pelo número limitado de horas de sol na Noruega nesta altura do ano e pelo receio de mais deslizamentos, já que o terreno continua instável e não suporta, por exemplo, o peso de um veículo militar, disseram as autoridades, citadas pela AP.

Mais de mil pessoas foram retiradas, e as autoridades dizem que até 1.500 pessoas podem ter de ser realojadas devido ao receio de mais deslizamentos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela