Secções
Entrar

Eleições nos EUA: Polícia impede ataque a local de contagem de votos na Pensilvânia

06 de novembro de 2020 às 13:57

Os investigadores entraram em ação depois de receberem informações sobre o movimento suspeito de um veículo Hummer, ocupado por várias pessoas armadas com armas AR-15.

A polícia da cidade norte-americana de Filadélfia deteve dois homens depois de uma denúncia de que um ataque armado estava a ser planeado contra um centro de contagem de votos, informou hoje o jornal Philadelphia Inquirer.

Os investigadores entraram em ação na noite de quinta-feira, depois de receberem informações sobre o movimento suspeito de um veículo Hummer, ocupado por várias pessoas armadas com armas AR-15.

Este veículo, registado no Estado da Virgínia, viajou para a Filadélfia, a maior cidade do Estado eleitoralmente relevante da Pensilvânia, precisamente para o Centro de Convenções onde estão atualmente as urnas para as eleições presidenciais.

A polícia interveio pouco depois das 22:00 locais (03:00 de hoje em Lisboa) e deteve dois homens perto do Hummer, segundo o Philadelphia Inquirer.

O veículo tinha autocolantes que exibiam mensagens associadas ao QAnon, um movimento de conspiração de extrema-direita.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, que precisa de vencer a Pensilvânia para manter a Casa Branca, pediu na quarta-feira e na quinta-feira para pararem a contagem de votos naquele Estado.

Segundo as últimas projeções, o candidato democrata, Joe Biden, conta com 264 delegados no Colégio Eleitoral (embora alguns meios questionem os 11 delegados no Arizona) e precisa de 270 para se proclamar vencedor, tendo consumado esta manhã uma reviravolta no Estado da Geórgia, que o coloca na dianteira, o que lhe pode garantir a vitória.

Trump, que nesta quinta-feira insistiu nas denúncias de que é objeto de fraude eleitoral, sem apresentar provas, tem 214 delegados assegurados no Colégio Eleitoral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela