Secções
Entrar

Eleições na Turquia: candidatos deverão ir a segunda volta

Leonor Riso 14 de maio de 2023 às 22:35

Ambos os candidatos, o presidente Tayyip Erdogan e o adversário Kemal Kilicdaroglu, disseram estar a liderar.

Os candidatos às eleições presidenciais podem ter que ir à segunda volta para determinar o vencedor. Ambos os candidatos, o presidente Tayyip Erdogan e o adversário Kemal Kilicdaroglu, disseram estar a liderar. Para que não seja necessária a segunda volta, é preciso superar os 50% de votação. 

REUTERS/Dylan Martinez

Caso se dê a segunda volta destas eleições presidenciais e parlamentares, ficará marcada para 28 de maio.

Este domingo, Erdogan afirmou que anunciar resultados das eleições enquanto a votação decorre é "roubar a vontade popular", ao passo que Kilicdaroglu avisou as autoridades eleitorais para registarem todos os resultados do país.

Os media turcos indicaram que, com quase 80,5% dos votos contados, Erdogan tinha conquistado 50,43% dos votos e Kilicdaroglu, 43,77%, o que suscitou protestos da oposição.

Há 20 anos que Erdogan lidera a Turquia, um país de 85 milhões de habitantes. Concorre pela coligação Aliança Popular, composta pelo AKP e o partido nacionalista MHP, entre outros. Kilicdaroglu representa a coligação de seis partidos da oposição, incluindo o seu, o CHP, criado por Ataturk, o fundador da Turquia.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela