Secções
Entrar

Disney despede director artístico acusado de assédio sexual

09 de junho de 2018 às 09:13

John Lasseter, responsável por sucessos como "Toy Story" e "Nemo", foi demitido na sequência de um escândalo de "assédio sexual e conduta imprópria no ambiente de trabalho".

A Disney anunciou na sexta-feira a demissão do director artístico, John Lasseter, responsável por sucessos como "Toy Story" e "Nemo", na sequência de um escândalo de "assédio sexual e conduta imprópria no ambiente de trabalho".

1 de 6
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A gigante do entretenimento revelou, em comunicado, que Lasseter, 61 anos, fará uma transição como consultor até 31 de Dezembro, deixando depois o grupo, que tem nos estúdios da Pixar um dos seus principais activos.

"John teve uma carreira distinta na Pixar e na Disney Animation, reinventando o negócio de animação, assumindo riscos incríveis e contando histórias intemporais originais e de alta qualidade", comentou o porta-voz da Disney, Robert Iger.

A demissão surge quase sete meses depois de Lasseter ter sido obrigado pela Disney a gozar um período de "licença sabática", depois de ter sido acusado de assédio sexual pela atriz Rashida Jones.

Vencedor de dois Óscares, Lasseter é um dos fundadores da Pixar, sendo responsável pela utilização pioneira da técnica 3D, que revolucionou a animação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela