Entrar

Dezasseis jihadistas foram mortos na região egípcia do Sinai

11 de fevereiro de 2018 às 10:11

Também 34 jihadistas foram detidos na península egípcia do Sinai, no âmbito da operação anti-jihadista desencadeada na sexta-feira.

Dezasseis jihadistas foram mortos e outros 34 detidos no norte e centro da península egípcia do Sinai, no âmbito da operação anti-jihadista desencadeada na sexta-feira, anunciou hoje o exército do Egipto.

Denominada "Sinai 2018", esta operação militar, lançada a um mês e meio das eleições presidenciais do Egipto, mobiliza a Força Aérea e a Marinha, em toda a zona do Sinai, região onde a facção local do grupo extremista Estado Islâmico realiza regularmente ataques terroristas.

As regiões do Delta do Nilo, no norte, e do deserto ocidental, que faz fronteira com a Líbia, também estão abrangidas por esta operação.

Em comunicado, o porta-voz do Exército Tamer el-Refaï anunciou "a eliminação de 16 elementos" extremistas, bem como a detenção de outros 34.

Segundo a mesma fonte, a operação, que se realiza em todos os locais, vilas e cidades do norte e do centro do Sinai, permitiu descobrir e destruir um laboratório de engenhos explosivos e de um "centro de informação", que tinha material informático e de comunicação, e seis campos de canábis e ópio.

No final de Novembro, o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, que se recandidata às presidenciais, deu um prazo de três meses ao chefe do Estado-Maior das Forças Armadas e ao ministro do Interior para restabelecer a segurança no Sinai.

Esta ordem foi dada poucos dias depois de um ataque contra uma mesquita no norte do Sinai que provocou mais de 300 mortos.

Este atentado, o mais mortífero da história recente do Egipto, não foi reivindicado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela