Detido o suspeito da morte de dois escoceses num bar em Espanha
Michael Riley, de 44 anos, foi detido pelas autoridades britânicas. Estava em Liverpool.
As autoridades britânicas detiveram o suspeito de terassassinado dois escocesesnum bar em Espanha, no fim de maio. Segundo a BBC, trata-se de Michael Riley, de 44 anos.
O homem foi detido em Liverpool, Reino Unido, pela Polícia de Merseyside, sob um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades espanholas. Segundo a polícia britânica, Riley compareceu na manhã deste sábado no Tribunal de Magistrados de Westminster e foi mantido sob custódia. Terá de comparecer neste mesmo tribunal numa data posterior.
Dois escoceses mortos num tiroteio em Espanha
Ross Monaghan, de 43 anos, e Eddie Lyons Jnr, de 46 anos, estavam a assistir à final da Liga dos Campeões com amigos quando foram mortos a tiros no bar Monaghans, em Fuengirola, na Costa Del Sol. De acordo com os relatórios médicos citados pela BBC, Eddie terá sido atingido com um único tiro. Quanto a Monaghan, as câmaras de videovigilância mostraram o atirador dentro do bar a perseguir o escocês e a disparar de seguida contra ele.
Desde então que as autoridades escocesas têm ajudado a polícia espanhola nesta investigação, ao fornecer informações sobre os antecedentes das vítimas. Ao que se sabe, ambos os homens que morreram naquela noite tinham ligações com a família Lyons, uma rede criminosa organizada e sediada no oeste da Escócia.
Apesar disso, a polícia escocesa emitiu um comunicado onde dizia não ter informações que sugerissem que as mortes estivessem ligadas a uma disputa entre gangues. Além disso, nada aponta para que o tiroteio tivesse sido planeado na Escócia.
O clã Lyons está envolvido numa rivalidade de longa data com a família Daniels - há cerca de 20 anos. Anteriormente, Monaghan havia estado associado ao assassinato de Kevin "Gerbil" Carroll, um temido líder de uma rede criminosa em Glasgow. Foi, aliás, acusado pela sua morte, que aconteceu em 2010 num parque de estacionamento de um supermercado em Glasgow, no entanto, acabou absolvido por falta de provas.
Mais tarde, em 2017, Monaghan levou um tiro no ombro, enquanto deixava a sua filha numa escola em Glasgow. Acredita-se que foi este o momento que o levou a mudar-se para Espanha pouco tempo depois.
Lyons Jnr também foi baleado e ferido num ataque em 2006, que se acredita ter sido levado a cabo por Kevin Carroll.
Dois escoceses mortos num tiroteio em Espanha
Edições do Dia
Boas leituras!