Secções
Entrar

Desigualdade de género não saiu do lugar nos últimos dez anos

Márcia Sobral 12 de junho de 2023 às 08:41

Dados revelam que, até 2030, será praticamente impossível atingir a meta da ONU relativa à paridade de género.

Os números são daOrganização das Nações Unidas(ONU) e revelam uma estagnação total. Na última década a desigualdade de género permaneceu exatamente igual, com a manutenção de preconceitos e pressões culturais que impedem o empoderamento das mulheres.

António Pedro Santos / LUSA

Se por um lado o mundo tem vindo a assistir a um aumento de movimentos feministas como o MeToo, por outro as crises económicas e humanitárias continuam a ser um entrave à mudança. A Covid-19 foi outra das problemáticas, com cada vez mais mulheres a perderem rendimentos e a ficarem em situações de precariedade.

E os números são reveladores do problema. Quase nove em cada dez pessoas têm preconceitos fundamentais contra mulheres, um número que permaneceu praticamente inalterável nos últimos anos. Cerca de 50% da população mundial considera os homens "melhores líderes políticos" e perto de 43% diz que são "melhores nos negócios". Quanto à violência, uma em cada quatro pessoas considera aceitável um homem bater numa mulher.

A educação continua a ser apontada como um pilar fundamental para a mudança mas, mesmo nos países mais desenvolvidos, os homens recebem cerca de 39% vezes mais que as mulheres. Os valores mantêm-se mesmo nos países onde o género feminino é mais instruido.

O relatório do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas foi elaborado através dos dados do World Values Survey (WVS) que analisaram perto de 85% da população global entre os periodos de 2010-2014 e 2017-2022.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela