Secções
Entrar

Crianças da Lituânia vão aprender a constuir drones para lidar com ameaça russa

Luana Augusto 13 de agosto de 2025 às 15:41

Ao todo, serão mais de 22 mil pessoas a aprender a fabricar e pilotar drones. Medida custará mais de €3 milhões ao governo.

As crianças na Lituânia vão aprender a construir drones para conseguirem lidar com uma possível futura ameaça russa. Segundo o jornal britânico The Guardian, o governo local espera ensinar mais de 22 mil pessoas, incluindo crianças em idade escolar.
Lituânia ensina crianças a construir drones contra ameaça russa Mark Reinstein / MediaPunch /IPX
"Prevemos que 15.500 adultos e 7.000 crianças adquiram competências de controlo de drones até 2028. Em setembro, iremos abrir centros de controlo de drones em Jonava, Taurage e Kedainiai, e iremos abrir mais seis centros de formação em drones noutras regiões da Lituânia até 2028", avançou o ministro da Defesa, Dovile Šakaliene. Este programa será adaptado aos diferentes grupos etários. Segundo o governo, os alunos entre os 8 e 10 anos irão aprender a construir e pilotar drones simples, já os alunos do ensino secundário irão fabricar peças e aprender a construir e pilotar drones avançados. Com esta medida, o governo da Lituânia prevê gastar €3,3 milhões. Neste valor está já incluída a utilização de equipamento especializado - nomeadamente de drones de uso interno e externo, sistemas de controlo e transmissão de vídeo e ainda uma aplicação para formação de veículos aéreos não tripulados (UAVs). Segundo o The Guardian, esta formação será conduzida pela União de Atiradores da Lituânia em conjunto com Agência de Educação Não Formal da Lituânia, que irá formar as crianças do ensino básico e secundário. A Lituânia, à semelhança da Estónia e Letónia, faz fronteira com a Bielorrússia, que é aliada de Moscovo, e, por isso, está desde 2022 em alerta máximo para uma possível guerra com a Rússia. No entanto, desde julho deste ano que o país tem vindo a aumentar o seu foco em tecnologia de drones, depois de dois destes aparelhos possivelmente russos terem cruzado a fronteira entre a Bielorrússia e a Lituânia. Esta quarta-feira, também a Estónia expulsou um diplomata russo do país. "O diplomata em questão havia estado diretamente e ativamente envolvido em contaminar a ordem constitucional e o sistema jurídico da Estónia. A interferência contínua da embaixada russa nos assuntos internos da república da Estónia tem de acabar", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Margus Tsahkna.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela