Secções
Entrar

Covid-19. Venezuela reabre locais de diversão noturna e praias

19 de outubro de 2020 às 07:56

Presidente venezuelano anunciou uma ampla reabertura do comércio e demais atividades económicas a partir desta segunda-feira. O país somou 347 casos de coronavírus e cinco mortes no domingo.

O Presidente da Venezuela anunciou uma ampla reabertura do comércio e demais atividades económicas no país a partir de hoje, incluindo locais de diversão noturna e praias, encerrados desde meados de março devido à pandemia.

"A curva [das infeções] achatou-se e está a descer cada vez mais", disse, no domingo, Nicolás Maduro, antes de explicar os setores que vão voltar a funcionar, após sete meses de encerramento, desde que foram detetados os primeiros casos e imposta uma quarentena em todo o país.

A lista de reabertura inclui lojas de brinquedos, lojas de móveis, pequenos 'outlets' de diversos tipos, confeitarias, ourivesarias, casas de penhores, floriculturas, viveiros, restaurantes, cafés, e perfumarias, estabelecimentos que em alguns casos já começaram a funcionar apesar da proibição do Governo.

Maduro anunciou que também vão reabrir lojas dedicadas exclusivamente à venda de licores, assim como espaços de diversão noturna e parques de diversões ou temáticos.

A decisão também inclui 'spas', praias, pousadas, hotéis, eventos públicos em espaços abertos, 'drive-ins' e outras atividades ao ar livre.

Sobre a reativação dos órgãos do Estado, Maduro anunciou que vão reabrir os serviços de identificação e imigração, ligados ao transporte terrestre e à defesa dos consumidores.

"Que ninguém baixe a guarda (...) não podemos reclamar vitória", insistiu o Presidente, que pediu aos cidadãos para continuarem a usar máscara e a manter o distanciamento social, para poder aliviar outras restrições em dezembro, quando pretende reiniciar os voos internacionais.

A Venezuela somou 347 casos de coronavírus e cinco mortes no domingo, elevando o total para 736 mortes e 86.636 infetados desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e quase 40 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela