Secções
Entrar

Covid-19: Três passageiros vindos de Lisboa testaram positivo em São Tomé

22 de junho de 2020 às 18:33

Os passageiros do voo especial realizado no sábado a partir da capital portuguesa tiveram de apresentar comprovativos de testes negativos da doença feitos 72 horas antes da viagem.

Três dos cerca de 100 passageiros chegados no sábado a São Tomé, vindos de Lisboa, tiveram testes positivos de covid-19, anunciou fonte oficial, indicando que o total de casos positivos no país subiu para 702.

A porta-voz do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, Isabel dos Santos, que fazia hoje a atualização do boletim diário sobre a situação do novo coronavírus no país, sublinhou que esses três casos somam-se a outros seis detetados no último fim de semana, elevando para 702 o número de infeções de covid-19 no país.

"Queremos mencionar que entre os casos positivos do boletim de hoje, estão conferidos três casos importados de sábado que chegaram no voo da STP Airways", disse a representante do Governo são-tomense.

Os passageiros do voo especial realizado no sábado a partir da capital portuguesa tiveram de apresentar comprovativos de testes negativos da doença feitos 72 horas antes da viagem.

A porta-voz do Ministério da Saúde referiu ainda que dos dez pacientes internados no hospital de campanha, cinco tiveram alta, aumentando para 203 o número de pessoas recuperadas.

Apenas um paciente está internado no serviço sintomático respiratório.

As autoridades são-tomenses abriram o espaço aéreo nesta fase de estado de calamidade pública, em vigor desde o passado dia 16, para receber o primeiro voo comercial com avião de bandeira nacional, que transportou cerca de 100 passageiros, nacionais e estrangeiros que estavam retidos em Lisboa devido à pandemia da covid-19.

O aeroporto foi reaberto com novas regras sanitárias, exigidas pela Organização Mundial da Saúde e as autoridades da aviação civil internacional.

Durante o desembarque, os passageiros são obrigados a cumprir as regras de higienização e prevenção e a mostrar os testes negativos realizados no local de origem.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 468 mil mortos e infetou quase 9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.664 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.556 casos e 19 mortos), Cabo Verde (944 casos e oito mortos), Moçambique (737 casos e cinco mortos), São Tomé e Príncipe (702 casos e 12 mortos) e Angola (183 infetados e nove mortos).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela