Secções
Entrar

Covid-19: Shaquille O´Neal defende que NBA devia terminar já

11 de maio de 2020 às 18:11

"Acho que devemos desistir da temporada. Todos devem ir para casa, ficar em forma e voltar para a próxima época. Vamos cancelá-la, é fácil", apelou o antigo jogador.

A atual época da NBA, interrompida em meados de março devido à covid-19, deve ser dada como terminada, defendeu hojeShaquille O'Neal, antiga estrela da competição.

"Acho que devemos desistir da temporada. Todos devem ir para casa, ficar em forma e voltar para a próxima época. Vamos cancelá-la, é fácil", apelou o antigo jogador dos Los Angeles Lakers e agora comentador de televisão, em entrevista ao USA Today.

O quádruplo campeão da NBA, três pelos Lakers (2000, 2001 e 2002) e uma pelos Miami Heat (2006), acredita que, se a competição for retomada, a equipa que ficar em primeiro não poderá ser considerada "campeã por inteiro".

"Tentar retomar a temporada despachando rápido os 'play-offs'? Seja qual for a equipa a vencer o título, haverá um asterisco ao lado do nome, mas não terá o respeito que costumamos dar a um campeão", justificou o atleta, que iniciou a carreira nos Orlando Magic.

O ex-basquetebolista, que passou ainda por Phoenix Suns e Cleveland Cavaliers antes de terminar a carreira em 2011 nos Boston Celtis, questiona-se o que aconteceria se uma equipa que em março não estivesse nos candidatos ao título e, subitamente, começasse a ganhar na nova fórmula de 'play-off'.

"Ninguém a respeitará. Novamente, é preciso cancelar a época e preocuparmo-nos com a saúde dos espetadores e jogadores antes de voltar na próxima temporada", concluiu.

A NBA, que suspendeu sua temporada em 11 de março após o teste positivo do francês Rudy Gobert (Utah), estuda há semanas a possibilidade reatar a prova à porta fechada, juntando todas as equipas na mesma área confinada, que poderia ser Las Vegas e/ou a Disney World, em Orlando.

"Seria mais seguro estar no mesmo lugar, ou em dois lugares, para começar", justificou Adam Silver, o responsável máximo da NBA, em comunicação aos jogadores através de videoconferência.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (79.528) e mais casos de infeção confirmados (mais de 1,3 milhões) no mundo.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.

RBA // VR

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela