Secções
Entrar

Covid-19: Países Baixos abatem milhares de martas por causa do novo coronavírus

06 de junho de 2020 às 15:08

Na quinta-feira, dois grupos de defesa dos animais recorreram ao tribunal na tentativa de travar esta medida, mas na sexta-feira à noite a justiça indeferiu o pedido.

As autoridades dos Países Baixos iniciaram, este sábado, o abate de mais de 1.500 martas numa quinta, devido à sinalização do novo coronavírus nestes mamíferos, depois de o tribunal ter rejeitado uma petição dos defensores dos animais.

O Ministério da Agricultura anunciou na quarta-feira que iriam ser abatidas "mais de 10 mil martas" em diversas quintas onde foram detetados casos positivos de covid-19, para impedir que se tornem fontes de contaminação.

Na quinta-feira, dois grupos de defesa dos animais recorreram ao tribunal na tentativa de travar esta medida, mas na sexta-feira à noite a justiça indeferiu o pedido.

Neste sentido, o abate dos animais "começou hoje numa quinta de martas em Deurne", no sul do país, anunciou a porta-voz da Autoridade Neerlandesa de Segurança Alimentar e Produtos de Consumo (NVWA, sigla original), Frederique Hermie.

"Esta empresa tem cerca de 1.500 fêmeas e, cada uma, tem quatro a cinco crias", adiantou Frederique Hermie à France Press (AFP) que explicou que o método para o abate passa pelo uso de monóxido de carbono.

Segundo a porta-voz, o abate, nas outras nove quintas contaminadas, continuará no decorrer da semana.

Em maio, as autoridades estabeleceram que dois funcionários dessas quintas tinham "muito provavelmente" contraído a covid-19 através destes animais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes dois funcionários infetados poderão ser "os primeiros casos conhecidos de transmissão" do novo coronavírus do animal para o Homem.

Posteriormente, o Governo proibiu o transporte destes animais e tornou obrigatório o teste da covid-19 em todas as quintas de criação de martas, que têm como objetivo a produção de peles.

Em 2016, a mais alta instância judicial do país ordenou o fecho destas quintas de martas até 2024.???????

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 392 mil mortos e infetou mais quase 6,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.465 pessoas das 33.969 confirmadas como infetadas, e há 20.526 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela