Secções
Entrar

Covid-19: Número de mortos bate recorde no Irão com 434 vítimas em 24 horas

01 de novembro de 2020 às 14:59

O país registou também 7.719 novas infeções.

O número de mortos causado pelo novo coronavírus bateu hoje novo recorde no Irão, com 434 óbitos em 24 horas, o que eleva o total de mortes desde o início da pandemia para mais de 35 mil, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo o ministério, o país registou também 7.719 novas infeções confirmadas desde sábado.

No total, o Irão contabiliza mais de 620.000 casos de covid-19 desde que foi detetado o primeiro doente no país.

A maioria das mortes aconteceu na capital, Teerão, que também é a cidade mais populosa do Irão, pelo que as autoridades municipais propuseram que seja imposto um confinamento de duas semanas.

O chefe do departamento de virologia do Hospital Masih Daneshvari em Teerão, Alireza Naji, alertou, entretanto, que o Irão poderá chegar a 900 mortes diárias causadas pelo coronavírus se não forem impostas mais restrições à circulação e a reuniões.

Nas últimas três semanas, o Irão proibiu casamentos e funerais e fechou universidades e escolas, bem como bibliotecas, mesquitas, cinemas, museus e cabeleireiros, para tentar conter a propagação do vírus em Teerão.

No sábado, o país anunciou que vai estender, a partir de quarta-feira e durante pelo menos uma semana, as medidas restritivas que já estão a ser aplicadas na capital a 25 capitais provinciais e 46 condados de todo o país.

O Irão não impôs qualquer confinamento desde o início da epidemia no país, em fevereiro, porque, segundo o Presidente, Hassan Rohani, a economia do país, já restringida por sanções internacionais, não teria como sobreviver.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (230.556) e também com mais casos de infeção confirmados (mais de 9,1 milhões).

Seguem-se, em número de mortos, o Brasil (159.884 mortos, mais de 5,5 milhões de casos), Índia (122.111 mortos e mais de 8,1 milhões de infetados), México (91.753, quase 925 mil infetados) e Reino Unido (46.555 mortos, mais de um milhão de casos).

A Rússia, com 28.235 mortos, é o quarto país do mundo em número de infetados, depois de EUA, Índia e Brasil, com mais de 1,6 milhões de casos, seguindo-se França, com mais de 1,3 milhões de casos e 36.565 mortos, Espanha, com mais de 1,1 milhões de casos e 35.878 mortos, Argentina, com mais de 1,1 milhões de casos e 31.002 mortos, e Colômbia, com mais de um milhão de casos e 31.598 mortos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela