Secções
Entrar

Covid-19: Itália soma mais 23 mortes, o número mais baixo desde início de março

22 de junho de 2020 às 17:50

O total de novos casos de contágio das últimas 24 horas é também um dos números mais baixos, embora tenha sido menor o número de testes realizados.

A Itália registou 23 mortes nas últimas 24 horas, o que eleva para 34.657 o total de óbitos associados à covid-19, o número mais baixo de vítimas mortais desde o início de março, indicou hoje a Proteção Civil italiana.

Segundo a Proteção Civil, o número de mortes está "em linha" com as 24 registadas domingo, enquanto registou, no mesmo período, 218 novos casos de contágio, fazendo subir o total para 238.720 desde o início da pandemia do novo coronavírus – o primeiro caso foi detetado a 21 de fevereiro.

A instituição sanitária italiana salientou que o total de vítimas mortais é o mais baixo desde o início da crise, mais concretamente a 02 de março, quando os números de mortes e de contágios começaram a crescer significativamente no país.

O total de novos casos de contágio das últimas 24 horas é também um dos números mais baixos, embora tenha sido menor o número de testes realizados, cerca de 29.000, menos do que as que tem realizado diariamente.

A região mais afetada do país continua a ser a da Lombardia (norte), epicentro da crise em Itália, e que acumulou mais 143 novos casos de domingo para hoje.

Hoje, 20.637 pacientes estão contaminados com a covid-19, cuja grande maioria, cerca de 90%, estão em regime de isolamento domiciliário com sintomas leves ou sem eles, 2.038 estão hospitalizadas e 127 delas nos cuidados intensivos.

O Governo italiano agradeceu hoje oficialmente aos médicos e aos trabalhadores sanitários a luta contra a pandemia numa cerimónia realizada na sede da Proteção Civil, em Roma.

No entanto, as autoridades de Roma continuam a insistir no facto de que a ameaça do novo coronavírus não terminou.

"Continuamos a lutar nesta batalha e o jogo está a decorrer. Quem pensa que já está ganho tenha cuidado" assinalou o ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza.

Por seu lado, o primeiro-ministro de Itália, Giuseppe Conte, defendeu a ação das equipas sanitárias no país e destacou a "grande demonstração" dada pela população do país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 468 mil mortos e infetou quase 9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela