Secções
Entrar

Covid-19: Dinamarca fecha fronteiras aos estrangeiros

13 de março de 2020 às 20:39

Mette Frederiksen especificou que a circulação de bens não está em causa e que os dinamarqueses serão sempre autorizados a entrarem no reino.

A chefe do governo dinamarquês, Mette Frederiksen, anunciou esta sexta-feira o encerramento do país aos estrangeiros a partir das 12h00 de sábado (11h00 em Lisboa), para procurar diminuir a progressão da pandemia provocada pelo novocoronavírus.

"Todos os turistas e estrangeiros que não possam provar que têm uma razão válida para virem à Dinamarca não serão autorizados a entrar", declarou Mette Frederiksen, durante uma conferência de imprensa.

A chefe do Governo especificou que a circulação de bens não estava em causa e que os dinamarqueses serão sempre autorizados a entrarem no reino.
 
O novo coronavírus responsável pela Covid-19foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 140 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

A OMS declarou hoje que o epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se deslocou da China para Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou 250 novas mortes, um recorde em 24 horas, e que regista 1.266 vítimas fatais.

O número de infetados em Itália, onde foi decretada quarentena em todas as regiões, é agora superior a 17.600, cerca de 2.500 mais do que na quinta-feira e praticamente metade dos quase 35 mil casos confirmados na Europa, onde se registaram perto de 1.500 mortos.

 
Até à meia-noite de quinta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu para 3.176, após terem sido contabilizadas mais sete vítimas fatais. No total, o país soma 80.813 infetados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela