Secções
Entrar

Costa: Vacinação é a “primeira condição” para a recuperação da UE

20 de janeiro de 2021 às 12:02

Em Bruxelas, o primeiro-ministro português assinalou que "só em conjunto" é que a União Europeia poderá vencer o vírus da covid-19, o "maior desafio do pós-guerra" na região.

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que o "sucesso do processo de vacinação" é a "primeira condição" para a recuperação económica e social da União Europeia (UE) pós-pandemia de covid-19, defendendo também "solidariedade internacional" para com África.

"A primeira condição da recuperação é o sucesso do processo de vacinação", declarou o chefe de Governo, falando no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na apresentação das prioridades da presidência portuguesa da UE.

Frisando que o país assume esta liderança "num momento decisivo para pôr em marcha, executar, concretizar as decisões históricas" adotadas nos últimos meses ao nível comunitário, António Costa vinca ser "indispensável" que a UE continue a "trabalhar coordenadamente".

"Só em conjunto venceremos o vírus, restabelecendo a plena liberdade de circulação e todo o potencial do mercado interno, mas também a indispensável solidariedade internacional para a erradicação da pandemia à escala global, seja nas nossas vizinhanças, em África ou na América Latina", sublinhou.

Desde o final de dezembro está em curso na União Europeia o processo de vacinação com o fármaco da Pfizer/BioNTech e, em meados deste mês, começou também a ser usada a vacina da Moderna.

O processo de vacinação está, contudo, a ser marcado por várias críticas relacionadas com a produção insuficiente para todos os países da UE, o que já levou a atrasos na distribuição, e por aquisições individuais de alguns Estados-membros, como da Alemanha.

Até ao final do mês, a Agência Europeia de Medicamentos deverá dar ‘luz verde’ à vacina da farmacêutica AstraZeneca com a universidade de Oxford contra a covid-19.

Discursando na assembleia europeia, António Costa considerou ainda a pandemia de covid-19 como o "maior desafio do pós-guerra" para a UE.

"Em menos de um ano, temos famílias destroçadas com a perda de quase meio milhão de vidas e fomos arrastados para uma crise económica e social devastadora no conjunto dos 27 Estados-membros", lamentou.

O primeiro-ministro, António Costa, na condição de presidente em exercício do Conselho da UE, debate hoje com o Parlamento Europeu, em Bruxelas, as prioridades da presidência portuguesa para o primeiro semestre do ano.

Menos de uma semana após ter acolhido a visita a Lisboa de uma delegação do colégio da Comissão Europeia, liderada pela presidente Ursula von der Leyen, na passada sexta-feira, e de também já ter recebido o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no lançamento da presidência, no início do mês, Costa completa assim a ronda de discussões institucionais sobre o programa do semestre com o Parlamento Europeu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela