Secções
Entrar

Costa elogia Biden e destaca decisão dos EUA regressarem ao acordo de Paris

02 de dezembro de 2020 às 14:06

O primeiro-ministro português recusou ainda que o objetivo da autonomia estratégica da UE seja incompatível com a ideia de "uma Europa aberta ao mundo".

O primeiro-ministro recusou hoje que o objetivo de reforço da autonomia estratégica europeia bloqueie um acordo comercial com os Estados Unidos e elogiou a decisão da futura administração de Joe Biden de regressar ao acordo de Paris.

António Costa assumiu estas posições numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, depois de questionado sobre a perspetiva de uma cimeira entre União Europeia e Estados Unidos (já com a nova administração de Joe Biden) no primeiro semestre do próximo ano, e se o objetivo europeu de reforço da sua autonomia estratégica não irá prejudicar a possibilidade de um acordo global comercial com Washington.

O primeiro-ministro português recusou que esse objetivo da autonomia estratégica da União Europeia seja incompatível com a ideia de "uma Europa aberta ao mundo".

"A Europa deve reforçar a sua capacidade de produção, encurtar as cadeias de valor, reforçar a sua autonomia, mas mantendo-se aberta ao mundo - um mundo que deve ser multilateral, em que as diferentes regiões económicas organizam devidamente os seus tratados comerciais para garantir os melhores padrões, sociais, ambientais e de transparência fiscal", respondeu.

Neste contexto, António Costa apontou depois que os Estados Unidos "são o mais antigo aliado da União Europeia e vão continuar a ser".

"E, seguramente, a nova administração cria uma nova oportunidade para relançar essa relação. O facto de o presidente [eleito] ter dito que o seu primeiro gesto será fazer os Estados Unidos regressarem ao Acordo de Paris significa que voltamos a ter um grande parceiro nesse desafio da humanidade que é travar as alterações climáticas", declarou.

Na véspera desta reunião com David Sassoli, o primeiro-ministro esteve em Bruxelas, onde se reuniu com os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho, Charles Michel.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela