Secções
Entrar

Coronavírus. Primeira morte registada na Suíça

05 de março de 2020 às 10:32

A mulher era considerada uma paciente de "alto risco" pelas autoridades de saúde, porque sofria de uma doença crónica.

A primeira morte causada pelo novo coronavírus na Suíça foi de uma mulher de 74 anos, no cantão de Vaud, no oeste do país, disse hoje a polícia local.

"Hoje, o Centro Hospitalar da Universidade de Vaud informou o serviço de saúde pública do cantão de que uma paciente de 74 anos infetada com o novo coronavírus, hospitalizada desde 03 de março, morreu durante a noite", informou a polícia suíça num comunicado.

A mulher era considerada uma paciente de "alto risco" pelas autoridades de saúde, porque sofria de uma doença crónica.

O primeiro caso na Suíça foi detetado em 25 de fevereiro no cantão de Ticino, na fronteira com a Itália.

A epidemia já se espalhou para várias regiões do país, com 58 casos, de acordo com o último relatório oficial publicado na quarta-feira à noite.

Em Genebra, onde se localiza a sede europeia das Nações Unidas, bem como várias instituições internacionais, foram relatados vários casos, incluindo um na União Europeia de Radiodifusão (UER), que organiza todos os anos o famoso concurso Eurovisão.

As autoridades suíças baniram, pelo menos até 15 de março, qualquer grande evento público ou privado que reúna mais de 1.000 pessoas, como o Salão Automóvel de Genebra e o Carnaval.

O campeonato suíço de futebol também está suspenso até 23 de março.

Em Berna, o Parlamento fechou as suas portas aos visitantes. Uma medida também tomada pelo Palácio das Nações, sede europeia da ONU em Genebra.

A ONU também cancelou todos os eventos organizados por organizações não-governamentais (ONG) e Estados à margem da sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Hoje, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciou o adiamento da próxima reunião de seu conselho de administração, originalmente prevista para os dias 12 a 26 de março.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países.

Portugal tem oito casos confirmados de Covid-19 e os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

A Itália, o país mais afetado na Europa, anunciou na quarta-feira o encerramento de todas as escolas e universidades a partir de hoje e até 15 de março, como medida de precaução face à epidemia de Covid-19, que no país já matou mais de 100 pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela