Secções
Entrar

Coronavírus: Estudantes chineses em França burlados por homens disfarçados de polícias

09 de março de 2020 às 09:23

Homens fizeram-se passar por polícias e multaram jovens em 150 euros com base na lei que proíbe o uso do véu completo

Estudantes chineses em França foram alvo de fraude por homens que se fizeram passar por polícias e os multaram com base na lei que proíbe o uso do véu completo, denunciou hoje a embaixada chinesa em Paris.

"Os estudantes (...) foram multados em 150 euros pela 'polícia' por violarem a lei que proíbe a ocultação do rosto em espaços públicos", apontou a embaixada no seu portal oficial.

A conselho das autoridades de saúde chinesas, quase toda a gente usa máscaras cirúrgicas e de proteção nas cidades do país asiático, como forma de prevenção contra o surto do Covid-19, que surgiu em Wuhan, no centro da China, em dezembro.

Em França, no entanto, o Governo não recomenda o uso e são sobretudo os chineses radicados no país ou em turismo que usam máscara em público.

"Após ter averiguado com a polícia e a Justiça francesas, foi apurado que se trataram de criminosos que se fizeram passar por polícias. Usar máscara por razões de saúde é absolutamente legal", assegurou a embaixada, em comunicado.

A França foi o primeiro país europeu a banir o uso do véu em espaços públicos, com uma lei promulgada em outubro de 2010 pelo ex-Presidente Nicolas Sarkozy e aplicada desde abril de 2011.

A legislação pune com multa até 150 euros o uso do 'niqab', véu que mostra apenas os olhos, ou a burca, que os esconde atrás de um tecido de malha.

A embaixada da China também denunciou criminosos que se fazem passar por funcionários dos serviços de saúde para invadir e roubar as casas de cidadãos chineses que vivem no país.

A diplomacia chinesa pediu aos seu cidadãos que "fiquem atentos" face a pessoas que alegam agir em nome de medidas preventivas contra o coronavírus.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 3.800 mortos.

Cerca de 110 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 62 mil recuperaram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela