Cerca de 2 mil combatentes do ISIS estão barricados em Tel Aafar
O comandante das operações militares de Nínive informou que os membros do Estado Islâmico estão entrincheirados dentro da antiga cidadela de Tel Afar e que a batalha para "recuperar [o distrito] está iminente"
Quase dois mil combatentes do grupo radical Estado Islâmico estão entrincheirados na região de Tel Aafar, a 60 quilómetros a oeste da cidade iraquiana de Mossul, último bastião dos radicais na província de Nínive, anunciou esta terça-feira fonte militar.
Em comunicado, o comandante das operações militares de Nínive, cuja sede é em Mossul, informou que os membros do Estado Islâmico estão entrincheirados dentro da antiga cidadela de Tel Afar e que a batalha para "recuperar [o distrito] está iminente".
O general Naym al Yaburi considerou ainda que será relativamente mais fácil do que a batalha de recuperação de Mossul há cerca de duas semanas e que causou "grandes perdas" às forças iraquianas. Contudo, o general não precisou o número de baixas.
Acrescentou que as forças iraquianas estão "bem preparadas para combater em lugares e com terrenos complexos".
Há poucos dias, responsáveis iraquianos referiram que cerca de 7.000 membros do grupo'jihadista' Estado Islâmico permanecem no Iraque após a queda de Mossul, onde há três anos foi auto-proclamado o califado pelo seu líder.
Edições do Dia
Boas leituras!