Secções
Entrar

Capacidade da UE para acolher refugiados "próxima dos limites"

04 de setembro de 2016 às 11:47

"O problema não será apenas os refugiados provenientes dos países em guerra como a Síria (...). Falamos de 60 a 70 milhões de pessoas deslocadas no mundo, um fenómeno que também acontece aqui, na Ásia", disse Tusk

Presidente do Conselho Europeu defende que só um esforço à escala mundial poderá resolver problema das migrações, Donald Tusk, disse hoje que a capacidade de acolhimento de refugiados da Europa está "perto dos seus limites" e apelou à intervenção da comunidade internacional.

"As capacidades da Europa para acolher novas vagas de refugiados, sem esquecer os migrantes clandestinos, estão próximas dos seus limites", disse Donald Tusk numa conferência de imprensa conjunta com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no âmbito da cimeira do G20, que se realiza na cidade chinesa de Hangzhou.

"Devemos ser realistas e pragmáticos", explicou Tusk, acrescentando: "o problema não será apenas os refugiados provenientes dos países em guerra como a Síria (...). Falamos de 60 a 70 milhões de pessoas deslocadas no mundo, um fenómeno que também acontece aqui, na Ásia".

Donald Tusk considerou ainda que "Apenas um esforço à escala mundial poderá dar resultados", apelando aos membros do G20 - incluindo a China, segunda economia mundial - à assumirem a sua parte de responsabilidade.

A União Europeia está dividida relativamente à questão do acolhimento dos refugiados, um ano depois de a Alemanha ter decidido abrir as suas portas aos migrantes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela