Secções
Entrar

Buscas em curso no Parlamento Europeu por suspeitas de interferência russa

Correio da Manhã 29 de maio de 2024 às 11:46

Em causa estará o facto de "deputados do Parlamento Europeu terem sido pagos para promover a propaganda russa através do sítio web de notícias Voz da Europa".

A Polícia efetou buscas na residência de um funcionário do Parlamento Europeu e no seu gabinete de trabalho, na sede do edifício, em Bruxelas por suspeitas de interferência russa, informou a Procuradoria-Geral da República Bélgica, esta quarta-feira, citada pela AP News.

O suspeito será um colaborador do legislador europeu Marcel de Graaff, do partido de extrema-direita holandês Fórum para a Democracia. O gabinete de Graaff ainda não reagiu.

"As buscas fazem parte de um caso de ingerência, corrupção passiva e participação numa organização criminosa e estão relacionadas com indícios de ingerência russa, em que deputados do Parlamento Europeu foram abordados e pagos para promover a propaganda russa através do sítio Web de notícias Voz da Europa", afirmaram os procuradores.

O gabinete do suspeito em Estrasburgo, França, também foi alvo de buscas por parte da cooperação judiciária da União Europeia e as autoridades judiciais francesas.

Em causa está uma investigação que foi iniciada no mês de abril. Segundo o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, os serviços de informação do país confirmaram a existência de uma rede que tenta minar o apoio à Ucrânia.

Parlamento Europeu

Em atualização

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela