Secções
Entrar

Boris Johnson vence moção de censura

Diogo Barreto 06 de junho de 2022 às 21:04

O primeiro-ministro britânico permanecerá como líder do Partido Conservador e terá um ano de imunidade contra novas moções de censura.

Foi esta segunda-feira rejeitada a moção de "não-confiança" ao primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, enquanto líder do Partido Conservador.

REUTERS/Hannah McKay

Desta forma, Boris Johnson permanecerá como líder do partido e terá um ano de imunidade contra novas moções de censura.

Boris venceu a moção de "não-confiança" com 211 votos a favor e 148 votos contra por parte dos deputados conservadores. É uma diferença de 63 votos.

Vários deputados do Partido Conservador expressaram as suas preocupações em relação à perda de autoridade de Boris Johnson, devido ao escândalo Partygate. O relatório acerca das festas realizadas em Downing Street durante o confinamento imposto no Reino Unido devido à pandemia de covid-19 revelou que o primeiro-ministro britânico esteve envolvido nos eventos, desrespeitando as regras decididas pelo seu próprio governo. 

Desde a revelação do escândalo Partygate que o primeiro-ministro britânico tem pedido aos deputados que sigam em frente, afirmando várias vezes que não se iria demitir.

As autoridades britânicas anunciaram durante o mês de maio que já teriam sido enviadas várias multas a políticos como Boris Johnson e Rishi Sunak, ministro das Finanças do governo conservador, pelas transgressões feitas durante o confinamento em Downing Street e em Whitehall. Carrie Johnson, mulher de Boris, também foi multada. Em abril, o primeiro-ministro sublinhou que já tinha pago as multas relacionadas com o caso e que queria continuar o mandato que lhe estava destinado.

Steve Barclay, que foi nomeado chefe de gabinete em Downing Street, pediu aos deputados que não "perdessem a metade restante do parlamento com distrações sobre a liderança". "Se continuamos a mudar a nossa direção como um Partido Conservador - e por extensão a do governo e a do país - rumo a um debate de liderança prolongado, enviaremos a mensagem oposta."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela