Secções
Entrar

Bispos do Reino Unido lamentam "tratamento vergonhoso" contra pessoas LGBTQI+

Márcia Sobral 20 de janeiro de 2023 às 13:41

Igreja inglesa, apesar de não aceitar o casamento entre casais do mesmo sexo, vai passar a permitir que alguns bispos abençoem estes casais nas suas igrejas.

A posição da igreja sobre a comunidade LGBTQI+ sempre foi objeto de discussão e muita polémica pelo que, dez anos depois do casamento homossexual ter sido aprovado no Reino Unido, a Igreja de Inglaterra decidiu questionar os seus bispos sobre o tema e a resposta foi inequívoca.

Richard Heathcote/via REUTERS

Segundo a Reuters, a maioria dos pontífices continua a recusar casar pessoas do mesmo sexo e quer manter a ideologia de que o casamento é uma união entre "um homem e uma mulher". Como mudança, apenas passa a permitir que "os bispos que quiserem" possam abençoar estes casais nas suas igrejas.

A decisão foi amplamente contestada por várias organizações e pela sociedade civil pelo que, esta sexta-feira, um grupo de bispos ingleses decidiu pedir desculpa a estes fiéis por anos de repressão e hostilidade.

"Ainda não os amamos como Deus os ama e isso é profundamente errado. Afirmamos, pública e inequivocamente, que as pessoas LGBTQI+ são bem-vindas e valorizadas: somos todos filhos de Deus", podia ler-se na carta aberta.

O arcebispo de Canterbury reconheceu que este continua a ser um tema controverso e em que a igreja se mantém "muito dividida". Já o bispo de Oxford, Steven Croft, considerou positiva a mudança, mas não tem dúvidas de que a Igreja "tem de ir mais longe".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela