Bispos do Reino Unido lamentam "tratamento vergonhoso" contra pessoas LGBTQI+
Igreja inglesa, apesar de não aceitar o casamento entre casais do mesmo sexo, vai passar a permitir que alguns bispos abençoem estes casais nas suas igrejas.
A posição da igreja sobre a comunidade LGBTQI+ sempre foi objeto de discussão e muita polémica pelo que, dez anos depois do casamento homossexual ter sido aprovado no Reino Unido, a Igreja de Inglaterra decidiu questionar os seus bispos sobre o tema e a resposta foi inequívoca.
Segundo a Reuters, a maioria dos pontífices continua a recusar casar pessoas do mesmo sexo e quer manter a ideologia de que o casamento é uma união entre "um homem e uma mulher". Como mudança, apenas passa a permitir que "os bispos que quiserem" possam abençoar estes casais nas suas igrejas.
A decisão foi amplamente contestada por várias organizações e pela sociedade civil pelo que, esta sexta-feira, um grupo de bispos ingleses decidiu pedir desculpa a estes fiéis por anos de repressão e hostilidade.
"Ainda não os amamos como Deus os ama e isso é profundamente errado. Afirmamos, pública e inequivocamente, que as pessoas LGBTQI+ são bem-vindas e valorizadas: somos todos filhos de Deus", podia ler-se na carta aberta.
O arcebispo de Canterbury reconheceu que este continua a ser um tema controverso e em que a igreja se mantém "muito dividida". Já o bispo de Oxford, Steven Croft, considerou positiva a mudança, mas não tem dúvidas de que a Igreja "tem de ir mais longe".
Edições do Dia
Boas leituras!