Secções
Entrar

Biden contra ataques israelitas a instalações nucleares do Irão

Lusa 03 de outubro de 2024 às 15:57

"A resposta é não", disse à comunicação social Joe Biden, inquirido sobre se apoiaria uma ação desse tipo por parte de Israel.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou esta quarta-feira que se opõe a ataques israelitas contra instalações nucleares iranianas, um dia depois de o Irão ter disparado cerca de 200 mísseis sobre Israel.

REUTERS/Evelyn Hockstein

"A resposta é não", disse à comunicação social Joe Biden, inquirido sobre se apoiaria uma ação desse tipo por parte de Israel.

"Estamos de acordo os sete que os israelitas têm o direito de retaliar, mas devem responder de forma proporcional", acrescentou, referindo-se aos outros líderes do G7 (grupo dos países mais industrializados do mundo, composto, além dos Estados Unidos, por Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido, embora a União Europeia também esteja representada).

A Guarda Revolucionária iraniana bombardeou Israel com mísseis balísticos na terça-feira à noite, em retaliação pela morte do líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, e de um general iraniano em Beirute, num bombardeamento israelita, na sexta-feira, e pelo assassínio do líder do movimento islamita palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerão, em julho.

Na sequência do ataque, o Irão avisou os países da região de que considerará "inimigos" aqueles que cederem o seu espaço aéreo a Israel para uma eventual retaliação ao seu ataque de terça-feira e apelou aos Estados Unidos para não interferirem.

Mas, ao mesmo tempo, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, manteve esta quarta-feira conversações com os homólogos do Reino Unido, França e Alemanha, para tentar conter a tensão crescente na região do Médio Oriente.

Este é o segundo ataque com mísseis iranianos contra Israel desde que Teerão atacou pela primeira vez território israelita, em abril passado, com outra série de disparos de mísseis e ‘drones’ (aeronaves não-tripuladas) em resposta à morte de sete militares no consulado iraniano em Damasco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela