Secções
Entrar

Biden afirma que Putin está "claramente a perder a guerra"…no Iraque

Débora Calheiros Lourenço 29 de junho de 2023 às 12:28

Este incidente ocorreu quando ainda não tinham passado 24 horas de ter cometido outro deslize. Na noite de terça-feira Joe Biden referiu que o primeiro-ministro chinês era o seu novo melhor amigo quando queria fazer uma referência a Narendra Modi, primeiro-ministro indiano.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou na passada quarta-feira que o presidente russo está a perder a guerra no Iraque, enquanto na realidade queria fazer uma referência à guerra na Ucrânia.

REUTERS/Jonathan Ernst

Vale a pena relembrar que a guerra no Iraque ocorreu entre 2003 e 2011 após uma coligação multinacional liderada pelos Estados Unidos, e não pela Rússia, ter invadido o país da região do Golfo.

Biden estava a sair da Casa Branca para uma viajem até Chicago quando uma jornalista lhe perguntou se a Rússia estava enfraquecida após atentativa de motim por parte do grupo Wagner, no entanto o líder norte-americano confundiu-se e respondeu: "É realmente difícil de dizer. Mas ele está claramente a perder a guerra no Iraque. Ele está a perder a guerra em casa e tornou-se um pária para o resto do mundo", no momento o presidente norte-americano não se apercebeu do erro cometido.

Este incidente ocorreu quando ainda não tinham passado 24 horas de ter cometido outro deslize. Na noite de terça-feira Joe Biden referiu numa conferência de imprensa: "Vocês provavelmente viram o meu novo melhor amigo, o primeiro-ministro de um pequeno país que agora é o maior do mundo, a China, quer dizer a Índia". Biden referia-se a Narendra Modi, que esteve nos Estados Unidos para reunir com o líder norte-americano na semana passada.

Joe Biden tem atualmente 80 anos e apesar de já ter anunciado a sua candidatura às presidenciais de 2024 as últimas sondagens demonstram que a maioria dos norte-americanos têm preocupações relativas à sua idade eeste tipo de incidentes parecem tornar-se cada vez mais recorrentes. A Reuters fez uma sondagem onde 73% dos inquiridos consideraram que Biden estava muito velho para trabalhar no governo, a opinião mantém-se entre os democratas apesar de a percentagem baixar para 63%.

Donal Trump, o ex-presidente republicano que deverá enfrentar Biden na corrida à Casa Branca, tem 77 anos.  

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela