Secções
Entrar

Avião de Ursula von der Leyen afetado por alegada interferência russa no sistema de GPS

Luana Augusto 01 de setembro de 2025 às 11:21

Piloto teve de sobrevoar o aeroporto da Bulgária durante uma hora e só conseguiu aterrar com a ajuda de mapas em papel.

Um ataque contra o sistema de GPS num aeroporto da Bulgária obrigou, no domingo, o avião onde seguia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a aterrar com recurso a mapas em papel, confirmou ao jornal Financial Times a Autoridade de Serviços de Tráfego Aéreo da Bulgária. As autoridades acreditam que em causa está uma alegada interferência russa.
AP Photo/Risto Bozovic
O jato transportava na tarde de domingo a presidente da Comissão Europeia - que viajava de Varsóvia para Plovdiv para se encontrar com o primeiro-ministro búlgaro, Rosen Zhelyazkov, e visitar uma fábrica de munições - quando, ao aproximar-se do aeroporto, a aeronave ficou sem o sistema de navegação. O episódio levou a que o avião tivesse de sobrevoar o aeroporto durante aproximadamente uma hora, tendo posteriormente o piloto recorrido ao uso de mapas analógicos para proceder à aterragem. "Todo o sistema de GPS da área do aeroporto ficou inoperacional", disse ao Financial Times uma fonte conhecedora do episódio. "Foi uma interferência inegável." Segundo a Autoridade de Serviços de Tráfego Aéreo, "desde fevereiro de 2022 [que] tem havido um aumento notável de ocorrências de interferência e, recentemente, de falsificação. Essas interferências atrapalham a receção precisa dos sinais, levando a vários desafios operacionais para as aeronaves e sistemas terrestres". O bloqueio e falsificação de GPS distorce ou impede o acesso ao sistema de navegação por satélite e antigamente era utilizado pelos serviços militares e de inteligência para defender locais sensíveis. Agora, tem sido cada vez mais utilizado por países como a Rússia para perturbar a vida civil, e acontecem maioritariamente no Mar Báltico e nos países do leste europeu, próximos a território russo - afetando também barcos. Os governos da União Europeia já haviam alertado que o aumento deste tipo de interferências, atribuídas à Rússia, podem causar um desastre aéreo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela