Secções
Entrar

Autoridades interceptam 60 imigrantes em camião frigorífico

20 de agosto de 2017 às 08:27

O grupo, cujos membros serão processados por entrarem de forma ilegal no país, estava no atrelado da carga com temperaturas muito baixas. Termómetro marcava 9 graus centígrados

Agentes da patrulha fronteiriça de Rio Grande Valley (Texas), nos Estados Unidos, zona limítrofe com o México, interceptaram hoje um grupo de 60 imigrantes, 43 centro-americanos e 17 mexicanos, que pretendiam entrar no país escondidos num camião frigorífico.

Segundo um comunicado da patrulha fronteiriça, um dos cães de inspecção detectou a presença dos indivíduos, pelo que os agentes solicitaram ao condutor que abrisse o atrelado de carga, onde encontraram os imigrantes entre caixas de brócolos, a temperaturas muito baixas.

"As portas do atrelado estavam fechadas com um cadeado e os indivíduos não tinham forma de escapar. O termómetro marcava 49 graus Fahrenheit (9 graus centígrados)", indica a nota.

O grupo, cujos membros serão processados por entrarem de forma ilegal no país, tinha 22 guatemaltecos, 17 mexicanos, 13 salvadorenhos e oito hondurenhos. O condutor, também guatemalteco, foi detido e aguarda acusações por contrabando de estrangeiros.

O comunicado indica que as autoridades ofereceram assistência médica aos imigrantes, mas estes recusaram.

"A actividade criminosa deste tipo também leva a graves consequências para os condutores de camiões que praticam o contrabando", disse o chefe da patrulha, Manuel Padilla Jr.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela