Secções
Entrar

Autocarros atrás de autocarros. Texas envia migrantes para estados democratas

Débora Calheiros Lourenço 24 de julho de 2023 às 12:07

O governador Greg Abbott referiu que já foram enviados 10.300 migrantes para Washington, 9.500 para Nova Iorque, 3.600 para Filadélfia, 250 para Denver e mais de 80 para Los Angeles.

O quinto autocarro cheio de requerentes de asilo chegou a Los Angeles vindo do Texas no sábado. Esta é uma medida que faz parte da política do governador Greg Abbott para afastar os migrantes do Estado que partilha a maior fronteira com o México.

REUTERS/Jose Luis Gonzalez

No dia 22, o gabinete da presidente da Câmara de Los Angeles Karen Bass informou que a cidade tinha recebido o quinto autocarro desde o dia 14 de junho. Em comunicado, refere ainda que está a ser desenvolvido um trabalho em conjunto com "organizações sem fins lucrativos e parceiros religiosos, para executar um plano estabelecido no início deste ano". Sempre que a cidade toma conhecimento da chegada de um novo autocarro é ativado este plano.

A Coalition for Humane Immigrant Rights (Chirla) avançou que o autocarro transportava 44 pessoas, 16 deles crianças. Os migrantes eram originários da Colômbia, China, Haiti, Honduras, México, Peru e Venezuela.

Todos foram levados para um liceu na Chinatown, onde receberam cuidados médicos e comida. De seguida muitos encontraram-se com família que já estava na cidade e grande parte já detém os processos de pedido de asilo iniciados.

A Chirla já emitiu um comunicado a condenar as ações de Greg Abbott, considerando-as "ultrajantes, se não criminosas". No início do ano o governador do Texas considerou que o seu estado estava a ser "ilegalmente invadido por milhares de pessoas" e iniciou um processo para a retirada de migrantes, enviando-os para estados governados por democratas.

Angélica Salas, diretora executiva da Chirla, referiu aos meios de comunicação locais que "a Operação Estrela Solitária é uma iniciativa questionável alimentada pela xenofobia e sem decência humana". "A linha foi ultrapassada há muito tempo por este governador e o transporte de milhares de requerentes de asilo para outros Estados é apenas o mais recente exemplo".

Em apenas uma semana foi o segundo autocarro a chegar a Los Angeles. Na terça-feira já tinha chegado outro com 41 migrantes. Esta é uma medida que tem sido usada por Greg Abbott desde abril de 2022, quando enviou o primeiro autocarro cheio de migrantes para Washington. Desde aí já foram enviados autocarros para Nova Iorque, Chicago, Filadélfia, Denver e Los Angeles.

No início deste mês, o governador do Texas referiu que já foram enviados 10.300 migrantes para Washington, 9.500 para Nova Iorque, 3.600 para Filadélfia, 250 para Denver e mais de 80 para Los Angeles.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela