As celebrações dos cem anos do armistício
A cerimónia, que teve início "à 11.ª hora, do 11.º dia do 11.º mês", como o cessar-fogo em 1918, honra militares e homenageia os mortos. Marcelo Rebelo de Sousa está presente.
Celebra-se este domingo o centenário do fim da I Guerra Mundial. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontra-se em Paris para as comemorações. Ao chefe de Estado juntam-se mais de 100 líderes mundiais.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, os presidentes norte-americano, Donald Trump, e russo, Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o rei de Espanha, Filipe VI, estão entre os dirigentes mundiais presentes na cerimónia no Arco do Triunfo, frente ao túmulo do soldado desconhecido.
A cerimónia, que teve início "à 11.ª hora, do 11.º dia do 11.º mês", como o cessar-fogo em 1918, honra militares e homenageia os mortos.
Após a cerimónia, os chefes de Estado têm um almoço oficial no Palácio do Eliseu, e, à tarde, participam no Fórum de Paris sobre a Paz, em cuja abertura discursam Angela Merkel e António Guterres.
O Fórum, que conclui as celebrações, vai reunir 60 chefes de Estado e 30 organizações internacionais para discutir segurança global.
O Presidente português vai participar, juntamente com os chefes de Estado da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Nigéria, Muhammadu Buhari, numa "masterclass", ou uma aula aberta, com alunos da prestigiada universidade de ciência política de Paris SciencesPo.
Edições do Dia
Boas leituras!