Secções
Entrar

António Costa de visita à Ucrânia no primeiro dia na presidência do Conselho Europeu

Lusa 01 de dezembro de 2024 às 10:17

O antigo primeiro-ministro, António Costa, inicia este domingo funções como presidente do Conselho Europeu, num mandato que se estende até 31 de maio de 2027.

O novo presidente do Conselho Europeu, António Costa, chegou este domingo a Kiev para passar o primeiro dia do seu mandato, acompanhado pela chefe da diplomacia da União Europeia (UE), para garantir apoio à Ucrânia face à invasão russa.

Cerca das 08h00 (hora local, menos duas em Lisboa), como constatou a Lusa no local, António Costa chegou a Kiev, numa comitiva composta pela Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Kaja Kallas, e a comissária europeia do Alargamento, Marta Kos, que também iniciam este domingo funções no executivo comunitário.

"Neste nosso primeiro dia em funções, eu, a Alta Representante e a comissária responsável pelo Alargamento deslocamo-nos a Kiev para transmitir uma mensagem clara de que defendemos a Ucrânia e de que continuamos a dar todo a nossa ajuda total à Ucrânia - apoio humanitário, financeiro, militar e diplomático -, como temos vindo a fazer desde o primeiro dia desta guerra de agressão [russa]", disse António Costa à comitiva de jornalistas, incluindo a Lusa, no comboio noturno antes da chegada à capital ucraniana.

"Vamos falar do presente da guerra, mas também sobre o futuro comum europeu, do alargamento da UE, que inclua a integração da Ucrânia na UE", acrescentou o antigo primeiro-ministro português.

Já Kaja Kallas disse ao pequeno grupo de jornalistas que acompanham a deslocação, incluindo a Lusa, que começar o mandato em Kiev, neste "espírito de equipa europeia", dá "um sinal importante de que a Ucrânia é um tema para a Europa".

O antigo primeiro-ministro, António Costa, inicia este domingo funções como presidente do Conselho Europeu, num mandato que se estende até 31 de maio de 2027 e no qual pretende tornar a instituição mais eficaz e promover a unidade europeia.

É o primeiro português e o primeiro socialista à frente da instituição.

EPA/OLIVIER HOSLET
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela