Secções
Entrar

Acordo de minerais com Ucrânia vai ser assinado na próxima quinta-feira, diz Trump

Jornal de Negócios 17 de abril de 2025 às 19:34

Anúncio foi feito na Casa Branca durante a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

O acordo sobre minerais críticos entre os EUA e a Ucrânia vai ser assinado na próxima quinta-feira, anunciou Donald Trump, depois do adiamento causado pelo desentendimento com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em março.  

"Vamos ter um acordo de minerais que acho que vai ser assinado na quinta-feira", disse o Presidente norte-americano perante os jornalistas durante um encontro com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, na Sala Oval da Casa Branca. "Assumo que eles vão cumprir o acordo", disse Trump.

O anúncio surge depois de os EUA terem procurado intermediar um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia, em conversações na Arábia Saudita, mas que não resultaram num pretendido cessar fogo entre as partes em conflito.

O acordo inicial previa que os EUA tivessem prioridade aos minerais críticos e outras matérias-primas que necessitam, em troca do apoio militar que os norte-americanos têm prestado à Ucrânia nos três anos de conflito com a Rússia.

O acordo previa também que os fundos obtidos pela venda das matérias-primas fossem transferidos para um fundo de reconstrução da Ucrânia, a ser gerido por Washington. Kiev pressionou por melhores termos e recusou classificar a ajuda norte-americana como dívida.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela