Secções
Entrar

A SÁBADO na Polónia, onde se receia a Rússia (mais uma vez)

27 de fevereiro de 2022 às 15:11

Milhares de voluntários juntam esforços em Cracóvia para conseguir enviar mantimentos à Ucrânia. Veja a reportagem da SÁBADO no local.

Em Cracóvia, na Polónia, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia alimenta receios num país que foi invadido pelos nazis e pela União Soviética. "As pessoas têm medo", considera Carlos Azevedo, um português que se juntou aos voluntários que recolhem mantimentos para levar para a Ucrânia. 

Receios sentem-se na Polónia: 'A avó da minha mulher viu a Alemanha a entrar na Polónia e depois a Rússia a entrar na Polónia'

Constantin Ledvak, com quem aSÁBADOfalou, é ucraniano e este domingo, ia abrir a sua casa a pessoas do seu país. "Tenho que receber seis pessoas, três mulheres e três crianças, e uma das mulheres está grávida", relata. O seu pai tem 64 anos e poderia sair do país, mas optou por ficar na Ucrânia. "Eu compreendo e apoio a sua decisão."

Os camiões cheios de mantimentos e enchidos por milhares de voluntários vão seguir para as cidades ucranianas de Lviv ou Kiev. 

Até agora, cerca de 368 mil pessoas saíram da Ucrânia devido à invasão russa, de acordo com dados da ONU. No terreno, aSÁBADOapurou que a Polónia já recebeu pelo menos 156 mil refugiados, sendo que 77,3 mil chegaram na sexta-feira. 

Junto à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia, existem duas filas para os cidadãos que abandonam o território atingido pela guerra. Uma, destinada a cidadãos europeus, é mais rápida; outra, para as pessoas cuja nacionalidade não pertence à UE, é bem mais lenta. Segundo a embaixada portuguesa na Polónia, muitos ucranianos chegam sem elementos de identificação. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela