Secções
Entrar

Total de militares dos EUA no Afeganistão é superior ao anunciado

30 de agosto de 2017 às 20:57

O Pentágono admitiu esta quarta-feira pela primeira vez que há mais de 11 mil militares norte-americanos actualmente destacados no Afeganistão

O Pentágono admitiu hoje pela primeira vez que há mais de 11.000 militares norte-americanos actualmente destacados no Afeganistão, o que ultrapassa largamente o total de 8.400 indicado pelo anterior Governo dos Estados Unidos.

Responsáveis militares há muito que oficiosamente reconhecem que há muito mais soldados naquele país do que o limite estabelecido, mas os comandantes enviam soldados e retiram outros, classificam muitos como "temporários" e usam outros métodos de contagem de efectivos para artificialmente manter os números oficiais baixos.

A porta-voz do Pentágono, Dana White, escusou-se a fornecer pormenores semelhantes sobre o número de soldados norte-americanos na Síria e no Iraque, onde há também milhares além do que o departamento de Defesa publicamente admite.

O anúncio sobre os militares no Afeganistão surge no momento em que o Pentágono se prepara para enviar mais cerca de 3.900 norte-americanos para a guerra, com o objectivo de aumentar o treino e o aconselhamento das forças afegãs e impulsionar as operações de combate ao terrorismo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela