Secções
Entrar

Dia de São Valentim? Índia mandou abraçar vacas

Leonor Riso 14 de fevereiro de 2023 às 11:13

Conselho do Bem-Estar Animal associou o dia dos Namorados aos animais, considerados sagrados pelos hindus.

O Conselho do Bem-Estar Animal da Índia propôs na semana passada que o dia 14 de fevereiro, data em que o Ocidente celebra o Dia dos Namorados ou de São Valentim, sirva para assinalar outra coisa: o amor pelas vacas. 

REUTERS/Rupak De Chowdhuri

A vaca é um animal celebrado na Índia, sendo considerada sagrada pelos hindus, que compõem 80% da população do país. Comer ou matar uma vaca é considerado pecado. Ocomunicadodo Conselho mostra isso mesmo: "Tendo em conta os imensos benefícios da vaca, abraçar vacas irá trazer riqueza emocional e por isso aumentar a nossa felicidade coletiva e individual. Assim sendo, todos os amantes de vacas também podem celebrar o 14 de fevereiro como o dia do Abraço às Vacas sabendo a importância da mãe vaca e tornando a vida feliz e cheia de energia positiva."

Quatro dias depois do comunicado, a 10 de fevereiro, foi emitida a ordem de celebração deste dia. 

A ideia foi alvo de troça nas redes sociais,cartoonse motivo de piadas na televisão sobre a importância do consentimento.

Numa peça, um jornalista da NDTV foi atrás de vacas na tentativa de as abraçar - sem sucesso. 

Um líder religioso, Swami Giri, celebrou o Dia do Abraço às Vacas na mesma. "Este dia é celebrado como o Dia de São Valentim e somos contra porque isso não cria compaixão, nem afeto, nem afinidade, nem amor, só cria luxúria. É por isso que protestamos contra ele e apelamos a que se celebre o dia do Abraço às Vacas", defendeu, citado pela agência noticiosa ANI. 

Nas regiões rurais, segundo a NDTV, os casais são agredidos no dia de São Valentim, por pessoas que consideram a data "imoral". 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela