"Como uma força, como uma força./ Como uma força que ninguém pode parar. /Como uma força, como uma fome. /Como uma fome que ninguém pode matar." Ainda se lembra da cançãoForça? O hino do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 em Portugal faz 20 anos.
A música interpretada por Nelly Furtado, e da sua autoria a par de Gerald Eaton e Brian West, foi cantada no início da final de má memória em 2004, quando Portugal perdeu contra a Grécia (0-1). Recorde o momento:
'Força' de Nelly Furtado - Euro2004
20 anos depois, a cantora Nelly Furtado e a fadista Ana Moura decidiram criar um remix. Lançada na quinta-feira, dia 13, no SoundCloud, destaca-se a abordagem eletrónica à canção.
"Esta versão de Força não é um tributo ao passado, é uma celebração das possibilidades futuras", descreveu a produtora Sony. "A música ganhou uma nova vida, e está pronta a inspirar mais uma geração e a reacender o espírito de 2004."
As duas cantoras apresentaram a nova Força a 26 de maio, no North Festival, no Porto. No dia 14, anunciaram o seu lançamento. "Obrigada Queen Nelly Furtado. FORÇA REMIX 2024 Out now on SoundCloud", escreveu Ana Moura, na legenda das fotografias publicadas na rede social Instagram.
Nelly Furtado canta 'Força' ao lado de Ana Moura no North Festival
E qual é a canção oficial do Euro2024?
O Euro2024 trouxe-nos como hino a música Fire, interpretada pelo trio MEDUZA, a banda OneRepublic e o cantor alemão Leony.
A canção, escrita por Ryan Tedder, dos OneRepublic, e produzida por MEDUZA, mistura a característica produção do grupo MEDUZA, a sonoridade dos OneRepublic e a experiência pop de Leony num tema que incorpora o fervor e o espírito dos adeptos de futebol e de música, de acordo com a UEFA.
Um dos grandes objetivos desta música é mostrar a diversidade e união dentro do mundo do futebol. "O futebol e a música têm o poder de unir as pessoas", disse Philipp Lahm, diretor do Euro2024. "No UEFA Euro2024, queremos celebrar a diversidade da Europa e reforçar o sentimento de união. Desporto atrativo e música bela devem embalar-nos durante o Verão, com FIRE, a canção do Euro."
Este novo hino vai ser interpretado ao vivo pelos três artistas durante a cerimónia de encerramento, que terá lugar antes da final no Olympiastadion Berlim, no dia 14 de julho. Para este dia, MEDUZA também criou uma experiência auditiva, com uma série de composições inspiradas no hino alemão.