Academia Sueca anunciou o galardão esta quinta-feira, cujo prémio monetário é de 11 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros).
Han Kang venceu o Nobel da Literatura de 2024, acaba de anunciar a Academia Sueca. Foi atribuído "pela intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana".
Han Kang nasceu a 27 de novembro de 1970, em Gwangju, Coreia do Sul.
Segue-se ao escritor norueguês Jon Fosse, honrado no ano passado por escrever em Nynorsk - uma das duas versões oficiais da língua norueguesa - e "dar voz ao indizível".
Esta é a 120.º edição do Prémio Nobel da Literatura, que até hoje premiou 17 mulheres. A última foi Annie Ernaux, em 2022.
Agora, só falta saber os vencedores do Prémio Nobel da Paz (a anunciar amanhã, dia 11) e o da Economia, a 14 de outubro. Em 2024, o Nobel da Medicina foi entregue a Victor Ambros e Gary Ruvkun, o da Física a John Hopfield e Geoffrey Hinton, e o da Química a David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper.
O vencedor do Nobel da Literatura recebe 11 milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros) e é convidado para a entrega do prémio a 10 de dezembro, o aniversário da morte de Nobel.
Gerald Murnane, escritor australiano, era o favorito nas casas de apostas, segundo a imprensa. O romancista não tem livros editados em Portugal. Can Xue, a autora chinesa de O amor no novo milénio, também assegurava uma boa posição, a par da autora aborígene australiana Alexis Wright, também não editada no País.
Jamaica Kincaid, natural de Antígua e Barbuda e autora de Annie John, bem como a poeta canadiana Anne Carson (que escreveu Vidro, Ironia e Deus) também estavam bem colocadas.