250 anos dos EUA: Os livros que ajudam a explicar o país
Estes oito livros atravessam a história dos Estados Unidos da América através de personagens memoráveis, comentários sociais e viagens alucinantes.
Estes oito livros atravessam a história dos Estados Unidos da América através de personagens memoráveis, comentários sociais e viagens alucinantes.
"Temos de deixar a nossa feminilidade, e isso é uma coisa difícil de maturar como mulher, porque a cultura clássica, de alguma forma, está contra a feminilidade", afirma a Nobel.
A primeira edição do festival vai juntar, no Porto, escritores como Olga Tokarczuk, Byung-Chul Han e László Krasznahorkai, além de autores portugueses como Gonçalo M. Tavares e Bruno Vieira Amaral.
O ministério apresentou uma proposta, conhecida em finais de março, que dá às escolas a hipótese de escolher, em alternativa, o livro de Mário de Carvalho "Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde".
A fundação adquiriu particular projeção quando, há dois anos, comprou em leilão o quadro "Descida da Cruz", de Domingos Sequeira, desde então exposto no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto.
Com o coreano como língua convidada, o festival francês, dirigido pelo português Tiago Rodrigues, não terá este ano artistas portugueses na programação.
Satélites portugueses lançados para órbita esta segunda-feira têm nomes de escritores. Mas cá em baixo uma polémica surge em torno do valor dado ao Nobel da Literatura português.
Fernando Alexandre salientou que "José Saramago é, obviamente, um escritor de referência" e admitiu que deve ser obrigatório ler este como outros escritores nacionais, apontando que há "grandes escritores em Portugal".
O Governo pôs uma versão preliminar revista das aprendizagens essenciais em consulta pública na sexta-feira, num processo que vai durar um mês e que pretende recolher contributos da comunidade educativa, especialistas e sociedade.
A modelo de 29 anos quer promover o design e o artesanato peruano nos mercados internacionais.
Em comunicado, o clube da Luz sublinha a "ligação afetiva" de décadas que o escritor manteve com a instituição, notando que a paixão de Lobo Antunes pelo Benfica "tantas vezes atravessou a sua própria obra e os seus testemunhos públicos".
O escritor português Gonçalo M. Tavares venceu a edição de 2026 do Prémio Formentor das Letras, atribuído pela fundação espanhola Formentor e dotado de 50 mil euros. "É uma grande honra", afirma. É a primeira vez que um autor português recebe a distinção, considerada uma antesala para o Nobel da Literatura.
O galardão espanhol já distinguiu, no passado, autores que viriam a vencer depois o Nobel da Literatura, como Beckett, Annie Ernaux e László Krasznahorkai. "Dia histórico", reage o Governo.
A Lisboa e à Culturgest, o dramaturgo e encenador britânico Alexander Zeldin leva "Cuidar", sobre a vida de funcionários da limpeza. Mas há mais para ver nos palcos, de Guimarães a Cascais.
Casou-se com uma estrela da música, com um marquês, com um político e esteve quase a subiu ao altar com um Nobel da Literatura. Isabel tem sido protagonista da imprensa del corazon
Entre a ficção portuguesa e a literatura internacional, o novo ano promete trazer grandes leituras. Eis 12 obras que já saíram ou já sabemos que vão sair ao longo dos 12 meses do ano.